Educação na Época das Incertezas: Como Professores da Educação Básica de Campo Grande se Posicionam

Autores

  • Antonio Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Anhanguera Uniderp. http://orcid.org/0000-0001-5515-6625
  • Clodoaldo Almeida dos Santos Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues. Campo Grande, MS.
  • Fausto Luiz de França Neto Escola Estadual Padre José Scampini, Campo Grande MS.
  • Anderson Martins Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p215-220

Palavras-chave:

Ética, Pós-modernidade, Práticas docentes

Resumo

O presente trabalho é resultado parcial de um projeto mais amplo, que pretende investigar os dilemas éticos do professor da Rede Pública de Ensino de Campo Grande, MS. Como primeira aproximação se buscou investigar os conflitos vividos no exercício da profissão levando em conta que se está vivendo em uma era de incertezas. A análise tomou por base os pressupostos de Zigmunt Bauman, que considera esta época como dotada de fluidez e ambiguidade. A pesquisa se caracteriza como qualitativa descritiva e os dados foram obtidos por entrevista. A análise aponta para certo grau de sofrimento nos professores de Exatas e a dificuldade deles em lidar com as incertezas e o que consideram falta de interesse por parte dos alunos.


Palavras-chave: Ética. Pós-Modernidade. Práticas Docentes.


Abstract
This paper is a partial outcome from a more comprehensive project whose goal is to investigate ethical dilemmas of public school teachers from Campo Grande, MS. As first step, the conflicts were investigated that appear during teaching job, considering that we have been living in times of of uncertainty. The research was based on Zigmunt Bauman’s approach, that considers contemporary context provided with ambiguous and fluid thoughts. The present work is a descriptive and qualitative research and data were collected by means of interview. The results have shown the existence of a degree of teachers’ suffering and the difficulty they find about dealing with uncertainty and what they consider lack of interest by their students.


Keywords: Ethics. Postmodernity. Teaching Practices.

Biografia do Autor

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Anhanguera Uniderp.

Professor Doutor Docente Sênior em Curso de Pós- Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor na Uniderp, Campo Grande, MS

Clodoaldo Almeida dos Santos, Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues. Campo Grande, MS.

Licencidado em Letras

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

SALES, A.; SANTOS, C. A. dos; FRANÇA NETO, F. L. de; CORRÊA, A. M. Educação na Época das Incertezas: Como Professores da Educação Básica de Campo Grande se Posicionam. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 215–220, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p215-220. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4556. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos