Letramento Jurídico, Letramento Acadêmico e Leitura – Possíveis Implicações no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Autores

  • Lisiane Freitas
  • Silvia Regina Tacla

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p507-514

Resumo

Como a leitura está configura nos Letramentos Jurídico e Acadêmico dos cursos de Direito? A graduação em tela concentra esforços no ensino que subsidie a compreensão das normas e da legislação vigente, considerado como Letramento Jurídico. Antes de ingressarem na carreira jurídica, os formandos esbarram em um exame que exige do futuro jurista, além da aplicação da lei, a correta interpretação de situações-problema advindas da sociedade na qual está inserido. Assim, este trabalho teve como objetivo central analisar o entrelace entre estes dois letramentos e as possíveis implicações no êxito e/ou no fracasso no Exame da Ordem, tendo como mote a leitura. Os dados utilizados neste estudo fazem parte de uma pesquisa realizada acerca da leitura nos cursos jurídicos em 2013. O universo foi constituído pelos acadêmicos de quarto e quintos anos dos cursos de Direito de quatro faculdades privadas do norte do Paraná. Optou-se por um percurso metodológico, que se iniciou por um estudo exploratório, contemplando análise documental. A abordagem quantitativa foi empregada por meio de um formulário em escala Likert e, também, pelo Teste de Cloze. A coleta e a reflexão acerca dos dados são norteadas por autores que tratam de leitura e letramento. Constatou-se que a maioria dos alunos dos cursos analisados possui nível aquém de compreensão em Leitura, com escores próximos dos índices de reprovação do Exame da Ordem. Demonstrou ainda que o letramento acadêmico é pífio da amostra delimitada, corroborando para o baixo índice de aprovação no certame.

 

Palavras-chave: Letramento. Leitura. Ensino Jurídico. Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Abstract

How is the Law and Academic Literacy configured in the Law courses? The undergraduation in focus concentrates its efforts in a teaching method that fosters the understanding of the rules and the current legislation, considered as Legal Literacy. Before ingressing into a legal career, the Law undergraduates run into an exam which demands, besides the law application, the correct interpretation of problem-solving scenarios from the society in which the student is inserted. Thus, this study aims at analyzing the bond between these two literacies, as well as the possible implications for the success and/or failure on the Bar Examination, having as an issue the reading. The data used in this study come from a research about reading carried out with Law courses in 2014. The study subjects were students within the fourth and fifth years of Law Schools from four different private Colleges in the North of Paraná state. A methodological approach was chosen starting with an exploratory study, contemplating a documental analysis. The quantitative approach was performed through a Likert-scaled form as well as a Cloze test. The data collection and interpretation were guided by authors who deal with literacy fields. It was observed that most students from the analyzed schools fallbehind the ideal regarding Reading Comprehension, with maximum scores close to the failure indexes of the Bar Examination. Furthermore, it was demonstrated that the academic literacy is piddling concerning the sample being studied, corroborating for the low success rates of the exam.

 

Keywords: Literacy. Reading. Legal teaching. Bar Examination in Brazil.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

FREITAS, L.; TACLA, S. R. Letramento Jurídico, Letramento Acadêmico e Leitura – Possíveis Implicações no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 507–514, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p507-514. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4553. Acesso em: 28 mar. 2024.