Mapa Conceitual como Instrumento de Avaliação em um Curso Introdutório de Eletricidade

Autores

  • Patrícia Beneti de Oliveira
  • Givan José Ferreira dos Santos
  • Alcides Goya

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p501-506

Resumo

Este trabalho analisa a utilização do gênero textual mapa conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem dos conceitos de Eletricidade. O mapa foi utilizado no contexto de uma sequência de aulas, que envolviam o uso de multimodos e múltiplas representações do conteúdo de estudo. Desta forma, após a sequência de aulas, foi proposto aos alunos o desenvolvimento do mapa conceitual, relevando a presença dos conceitos chaves: corrente, resistência, tensão e potência elétrica. Os critérios de avaliação foram: a) se os mapas apresentaram os conceitos básicos da Eletricidade; b) se os alunos conseguiram produzir o mapa com interconexões para cada conceito-chave; c) se o mapa demonstrou pela organização e qualidade das relações entre os conceitos indícios de aprendizagem significativa a respeito do conteúdo de Eletricidade. O corpus é composto de 28 alunos do curso de Graduação em Engenharia e, por ser uma disciplina da grade básica: Princípios de Eletricidade e Magnetismo, há alunos do 4º ano e 3º ano de Engenharia de Produção e 4º ano de Engenharia Mecânica. Os mapas avaliados foram comparados com os resultados obtidos por outras formas de avaliação. A discussão é feita à luz da aprendizagem significativa e teoria de multimodos e múltiplas representações.

 

Palavras-chave: Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Eletricidade. Avaliação.

 

Abstract

This paper analyzes the use of textual genre conceptual map as an evaluation tool forElectricity concepts learning. The map is used in the sequence of classes context involving the use of multi-mode and multiple representations of the study content. Thus, after the sequence of classesthe students were offered the conceptual map development, revealing the presence of the key concepts: current, resistance, voltage and electric power The students’ maps were evaluated according to the criteria: a) if the maps showed the electricity basic principles ; b) if the students were able to produce the map with interconnections for each key concept; c) if the map showed the organization and quality of relationships among theconcepts, which are evidences of meaningful learning regarding the Electricity content. The corpus is composed of 28 Engineering undergraduation students, and due to the fact that it is a basic syllabus subject: Electricity and Magnetism Principles, there are students fromthe 4th year and 3rd year of Industrial Engineering and 4th year of Mechanical Engineering. The evaluated maps were compared with the results obtained by other evaluation methods. The discussion is made in the light of meaningful learning and multimode theory and multiple representations.

 

Keywords: Conceptual Maps. Meaningful Learning. Electricity. Evaluation.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, Patrícia Beneti de; SANTOS, Givan José Ferreira dos; GOYA, Alcides. Mapa Conceitual como Instrumento de Avaliação em um Curso Introdutório de Eletricidade. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 501–506, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p501-506. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4552. Acesso em: 25 abr. 2024.