Tecnologia e Sala de Aula: a Formação Docente em Foco

Autores

  • Zuleica Aparecida Cabral Kroton Educacional
  • Caroline Vieira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p491-500

Resumo

Discutir acerca da formação docente no que tange as questões de ordem tecnológica implica refletir a que tipo de educação se está referindo e para que tipo de sociedade. Conjeturar nessa perspectiva, é compreender que professores não se formam apenas na prática acadêmica, mas também nas práticas sociais diversas e no diálogo constante em sala de aula. Diante disso, convém destacar que a prática docente auxilia a construir uma concepção de tecnologia. Neste sentido, busca-se refletir se a temática “tecnologia” pode trazer subsídios para a formação docente ante a sociedade tecnológica, dialogando com professores formadores, tendo em vista a reflexão crítica desses docentes acerca da temática: “Tecnologia e Educação”. Os dados apresentados, neste trabalho, fazem parte do projeto de dedicação exclusiva, por isso se apresentam os resultados de uma entrevista feita com professores formadores com o intuito de refletir sobre conceitos de tecnologia e aplicações de usos tecnológicos. Convém destacar que um dos problemas enfrentados com o uso das tecnologias é a falta de formação do professor para a criação de estratégias que favoreçam o ensino e aprendizagem, além disso, se acredita que se professor tiver disposição em utilizar recursos tecnológicos e tecer discussão acerca de tais usos haveria uma contribuição mais efetiva para o ensino com a mediação tecnológica. Portanto, nesse momento, conclui-se que a incorporação de novas tecnologias pode ser um fator determinante para a vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.

 

Palavras-chave: Formação Docente. Novas Tecnologias. Reflexão Crítica

 

Abstract

Iscussing about the teacher’s training regarding the issues on technological order implies reflecting in what kind of education we are referring to and what kind of society. Conjecturing that perspective is to understand that Teachers are not trainedonly in academic practice, but also in different social practices and constant dialogue in the classroom. Therefore, it should be noted that the teaching practice helps to build a design technology. Therefore, it is attemped to reflect if the “technology” theme can provide support for the Teacher’s training at the technological society, dialoguing with formative Teachers, in view of the critical reflection of these Teachers on the theme “Technology and Education”. In this study, the data, even partial, are part of the exclusive dedication project, so we exhibit the results of an interview with formative Teachers in order to reflect on technology concepts and uses of technological applications. It should be stood out that one of the problems with the use of technology is the lack of Teacher’s training in the creation of strategies that enhance teaching, in addition to being believed that if a Teacher had availability to use technological resources and to proposediscussions on such uses there would be a more effective contribution to education with technological mediation. Thus, it is concluded that new technologies incorporation can be a determining factor in the connection between educational contexts and cultures that are develop outside the school environment.

 

Keywords: Teacher’s Training. New Technologies. Critical Reflection.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

CABRAL, Zuleica Aparecida; RODRIGUES, Caroline Vieira. Tecnologia e Sala de Aula: a Formação Docente em Foco. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 491–500, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p491-500. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4551. Acesso em: 20 abr. 2024.