Educação Para o Trânsito

Autores

  • Maria Aparecida da Rocha Furtado
  • Patrícia Alzira Proscêncio

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p484-490

Resumo

Nesse estudo discutiu-se a Educação para o Trânsito em escolas do município de Londrina. A importância em trabalhar noções de educação para o trânsito é uma maneira de conscientizar, desde cedo, as crianças para que depois, como adultos, possam ser críticas e atuem como cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres. Por constituir a escola um espaço significativo na formação e educação do ser humano propôs-se como problema de pesquisa: como tem sido desenvolvido o tema a educação para o trânsito em escolas do município de Londrina? Existe em Londrina uma Escola Prática Educativa de Trânsito, que recebe constantemente estudantes de diversas escolas do município e região. Portanto, o objetivo geral buscou verificar o desenvolvimento do tema: “Educação para o trânsito” em duas escolas do município de Londrina, sendo uma escola pública e outra privada. E, especificamente: averiguar como ocorre a educação para o trânsito na Escola Prática Educativa de Trânsito de Londrina, por meio da observação das aulas e do estudo do material didático próprio da escola. E, ainda, verificar e analisar como os professores que visitam a Escola de Trânsito utilizam o material que recebem para preparação das crianças antes da visita ao local. Esse estudo teve como abordagem a pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados durante a observação da visita de uma escola de Ensino Fundamental à Escola Prática Educativa de Trânsito. Além disso, foi aplicado um questionário a seis professores e dois coordenadores pedagógicos que levaram seus alunos à escola de Trânsito.

 

Palavras-chave: Educação para o Trânsito. Trânsito e Escola. Formação para a Cidadania. Conscientização para o trânsito.

 

Abstract

Im this study Education for traffic in Londrina schools was discussed. The importance of working notions on traffic education is a way to raise children awareness since an early age, sto that as adults, they can be critical and act as knowledgeable citizens of their rights and duties. Due to school being a significant space in the human being’s training and education, it was proposed as a research problem: how has the theme ontraffic education been developed in schools in Londrinacity? There is in Londrina a Traffic Practice School, which receives constantly students from many different schools of the region. Therefore, the general objective aimed at verifying the development of the theme “Traffic education” in two schools from Londrina city, being one of them public and the other one private. And, specifically: to ascertain how the traffice occurs at the Traffic Practice School, through the classes observation and the school teaching material. And still, to verify and analyze how the Teachers that visit the Traffic School use the material they receive to the children’s preparation before the local visit. This study had a qualitative research approach. The data were collected through observation in a visit that a basic education school paid to the Traffic Practice School. A questionnaire was applied to six Teachers and two Coordinators who brought their students to the Traffic School.

 

Keywords: Education for traffic. Traffic and School. Formation for Citizenship. Awareness for Traffic.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

FURTADO, Maria Aparecida da Rocha; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira. Educação Para o Trânsito. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 484–490, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p484-490. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4550. Acesso em: 16 abr. 2024.