Os Jogos na Sociedade Contemporânea: as Influências dos Avanços Tecnológicos

Autores

  • Gabriel Gonçalves Freire
  • Daniel Guerrini

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p463-469

Resumo

A sociedade contemporânea influencia e é influenciada pelos constantes avanços tecnológicos, especificamente, por aqueles destinados à comunicação e ao alcance de informação. Os sujeitos, inseridos nesse contexto, precisam compreender como a cultura e as suas relações são modificadas por meio desses avanços tecnológicos, inclusive nos jogos que realizam. Decorrente disso, o objetivo da pesquisa foi identificar as influências dos avanços tecnológicos no mundo dos jogos. Para o alcance do objetivo proposto, elaborou-se um estudo de caráter bibliográfico a partir de temas como jogos populares, jogos eletrônicos, tecnologias de comunicação e informação, relações humanas, espaços sociais para o jogo e a produção cultural infantojuvenil. Os resultados mostraram que os avanços tecnológicos influenciam os jogos quanto a modificação, bem como os espaços utilizados para o ato de jogar, os tipos de relações humanas desenvolvidos, a profusão cultural dos jogos, o aumento da faixa etária dos jogadores, a produção crescente dos jogos eletrônicos e para o enfraquecimento da prática dos jogos populares. Assim, a escola é anunciada como instituição social, em que a compreensão dessas influências deve acontecer por meios dos processos de ensinoaprendizagem, em que a Educação Física por ser a área de conhecimento que, historicamente, assumiu o jogo como um conteúdo de ensino, necessita elaborar estratégias que contribuam com essa elucidação pelos estudantes.

 

Palavras-chave: Sociedade Contemporânea. Jogos. Tecnologias. Cultura.

 

Abstract

Contemporary society influences and is influenced by constant technological advances, specifically by those for communication and range of information. The subjects included in this context need to understand how culture and their relationships are modified by these technological advances, including the games they perform. Resulting from this, the objective of the research was to identify the technological advances influences in the gaming world. To achieve the objective proposed herein, a bibliographic study was elaborated from topics such as popular games, electronic games, information and communication technologies, human relationships, games social spaces and the Children and teenagers’ cultural production. The results showed that technological advances influence the game regardingthe spaces modification used for gaming, the types of human relations developed, the games cultural wealth, the players’ age range increase, the growing production of electronic games as well as regarding the the weakening of popular games practice. Thus, the school is announced as a social institution where the understanding of these influences should take place by means of the teaching-learning processes in which Physical Education due to being the area of knowledge that historically took over the game as a teaching content, needs to elaborate strategies that contribute to this elucidation by the students.

 

Keywords: Contemporary Society. Games. Technologies. Culture.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

FREIRE, Gabriel Gonçalves; GUERRINI, Daniel. Os Jogos na Sociedade Contemporânea: as Influências dos Avanços Tecnológicos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 463–469, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p463-469. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4546. Acesso em: 25 abr. 2024.