Gestão e os Desafios da Liderança no Ambiente de Sala de Aula

Autores

  • Fábio Rogério Regioli Kroton Educacional
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes
  • Anderson Teixeira Rolim
  • Claudir Sales de Lima
  • Sebastião de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p455-462

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar, junto aos profissionais da educação e alunos, a percepção sobre a liderança em sala de aula. Para percorrer este caminho, recorreu-se ao quadro epistemológico proposto por Robbins (2007), Griffin (2007), Robbins e Decenzo (2004), Lowmanm (2004), dentre outros. Tais pressupostos permitiram mapear quais são os desafios da liderança do professor em sala de aula, na atualidade. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa-exploratória com o uso da ferramenta questionário. Foram selecionados representantes das três vertentes envolvidas no processo de ensino: coordenador, professor e aluno. A análise das enunciações dos sujeitos expressou a existência de diferentes percepções sobre liderança, possibilitando o levantamento de novos olhares sobre o papel do professor na sala de aula e como pode ser exercida a liderança na era digital.

 

Palavras-chave: Ensino. Gestão. Sala de Aula. Liderança. Professor. Aluno.

 

Abstract

This article aimed to verify, together with the education professionals and the students, the perception about the leadership in the classroom. Robbins (2007), Robbins and Decenzo (2004), Lowmanm (2004), among others, have used the epistemological framework proposed by Robbins (2007). These assumptions have allowed us to map out the Teacher leadership challenges in the classroom, nowadays. The qualitative-exploratory research methodology was used as a methodology with the use of the questionnaire as a tool. Representatives were selected of the three strands involved in the teaching process: Coordinator, Tteacher and Sudent. The enunciations analysis of the subjects expressed the existence of different perceptions about leadership and made it possible to raise new perspectives on the teacher’s role in the classroom and how his leadership in the digital age can be exercised.

 

Keywords: Education. Management. Classroom. Leadership. Teacher. Student.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

REGIOLI, Fábio Rogério; NANTES, Eliza Adriana Sheuer; ROLIM, Anderson Teixeira; LIMA, Claudir Sales de; OLIVEIRA, Sebastião de. Gestão e os Desafios da Liderança no Ambiente de Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 455–462, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p455-462. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4545. Acesso em: 26 abr. 2024.