Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Intervenções com Estudantes de Dois Cursos Técnicos da Cidade de Londrina

Autores

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Kroton Educacional
  • Larissa Chaline Lopes-Lima
  • Everton Carlos dos Anjos
  • Robson Francisco Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p448-454

Resumo

Problemas ambientais decorrentes da ação humana provocam uma crise civilizatória, agravada pela exploração ambiental e modos de produção capitalista, que prezam pelo consumo exacerbado como uma das consequências à geração descontrolada de resíduos sólidos. Tal problemática impõe ao governo e à sociedade novas condutas, para reduzir danos socioambientais. Nesse aspecto, legislações federais de meio ambiente referenciam a Educação Ambiental (EA) como política pública voltada à conscientização e à mudança de atitudes. Como repensar da Universidade Estadual de Londrina a essa demanda, esta realiza ações de EA, por meio do Grupo de Estudo Semiótico em Educação Ambiental, entre as quais desenvolveu atividade de campo com estudantes, maiores de 18 anos, do Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA) e Técnico em Química (CTQ), de um colégio estadual de Londrina/PR. Os objetivos são identificar e analisar símbolos criados pelos participantes sobre a temática resíduos sólidos, de acordo com o Discurso Ecológico Alternativo (DEA) e com a primeira ação do caput do Art. 9º da atual Política Nacional de Resíduos Sólidos, a não geração de resíduos. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, e a utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: videogravação das aulas, registros escritos e representações imagéticas. Como resultado, foram elaboradas vinte e oito imagens (12 do CTQ e 16 do CTMA). Dessas últimas, seleciona-se para este trabalho a única representação que traz, explicitamente em seu título, a não geração de resíduos. A análise apresenta uma possibilidade de, por meio da EA, refletir sobre proposituras que ressaltem a influência do DEA.

 

Palavras-chave: Discursos Ecológicos. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Representações Imagéticas.

 

Abstract

Environmental problems arising from human action cause a civilizational crisis, aggravated by the environmental exploitation and capitalist production modes, which value the exaggerated consumption as one of the consequences to uncontrolled solid waste generation. Such a problem requires the government and society new conducts in order to reduce environmental damage. In this regard, environmental federal laws refer toEnvironmental Education (EA – Educação Ambiental in portuguese) as a public policy aimed at raising awareness and changing attitudes. As a way to rethink this demand, the State University of Londrina through the Semiotic Study Group on Environmental Education, carried out EA actions including field activity with students over 18 years old from the Technical Course in Environment (CTMA – Curso Técnico em Meio Ambiente in Portuguese) and Technical Course in Chemistry (CTQ – Curso Técnico em Química in Portuguese) from a state school in Londrina / PR. The objectives are to identify and analyze symbols created by the participants on the subject solid waste, according to the Alternative Ecological Discourse (DEA – Discurso Ecológico Alternativo in Portuguese) and the first deed of the Caputfromfrom Article. 9 of the current National Policy on Solid Waste, that is, the non-waste generation. Methodologically, participant research with a qualitative approach and the use of the following data collection instruments were carried out: classes video recording, written records and imagetic representations. As a result, 28 images (12 from CTQ and 16 from CTMA) were prepared. Fromthe latter, it wasselected for this work the only representation that brings explicitly in its title, the non-waste generation. The analysis presents an opportunity of, through EA, to reflect on propositions that underscore the DEA influence.

 

Keywords: Ecological Discourses. National Policy on Solid Waste. Imagetic Representations.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; LOPES-LIMA, Larissa Chaline; ANJOS, Everton Carlos dos; PEDROSO, Robson Francisco. Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Intervenções com Estudantes de Dois Cursos Técnicos da Cidade de Londrina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 448–454, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p448-454. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4544. Acesso em: 25 abr. 2024.