Formação de Professores: um Olhar para a Realidade e Possibilidades

Autores

  • Mari Clair Moro Nascimento
  • Adriana de Araujo
  • Carla Mancebo Esteves Munhoz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p432-439

Resumo

Este estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo apresentar problemáticas a serem superadas na formação de professores, que atuarão na Educação Básica. Entre as problemáticas apontadas por estudiosos do tema, ressalta-se: a importância de superar as limitações acerca da dicotomia teoria e prática; poucas horas de vivências no estágio; não conhecerem as condições histórico-sociais do processo educacional;) não vivenciarem a interdisciplinaridade e; maneira como tem sido concretizado o processo avaliativo. O olhar se volta para a formação docente por se acreditar que não basta ao professor formador verbalizar a respeito de como precisa ser a atuação docente, mas proporcionar aos futuros professores a vivência de tais práticas, tendo em vista que essas possam ser utilizadas para a ampliação dos conhecimentos dos estudantes da Educação Básica, quando estiverem em suas funções. O texto apresenta também como se encontra a formação do professor formador, aquele que atua na universidade, por ser este o profissional que forma o professor que atua na Educação Básica. Para isso, ressalta-se a importância dos professores formadores proporcionarem práticas pedagógicas, que estejam amparadas na pedagogia participativa, aquela favorecedora à ampliação dos conhecimentos existentes.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica.

 

Abstract

This study carried out from bibliographical research aims at presenting problems to be overcome in teacher´s training who will be working in basic education. Among the problems pointed out by the researchers, the following ones are emphasized: the importance of overcoming the limitations on the theory and practicing dichotomy, few hours’ experience ininternship, not knowing the historical and social conditions of the educational process, not experiencing interdisciplinary and the way the assessment process has been implemented. The gaze turns to the initial teacher´s training, for we believe that is not enough for the trainer teacher to verbalize on how it should be the teaching practice, but provide future teachers the experience of such practices, considering that these could be used for the future knowledge expansion of basic education students when they are in their roles.. The text also provides what the teachers’ trainer background is like, the one who works at the university. For this we emphasize the importance of teacher trainers providing pedagogical practices that are supported by participatory pedagogy, encouraging the existing knowledge extension.

 

Keywords: Teacher’s Training. Initial and Continuing Teacher’s Training. Pedagogical Practice..

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

NASCIMENTO, Mari Clair Moro; ARAUJO, Adriana de; MUNHOZ, Carla Mancebo Esteves. Formação de Professores: um Olhar para a Realidade e Possibilidades. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 432–439, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p432-439. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4542. Acesso em: 25 abr. 2024.