Análise do Gênero Textual Seminário Presente em Livro Didático de Português
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p420-425Resumo
A pesquisa, de cunho descritivo, tem por finalidade realizar uma análise acerca do gênero textual oral seminário, presente no livro didático de português para o Ensino Médio, produzido por William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Objetiva-se verificar as características deste material, se o livro contempla e segue as recomendações das Orientações Curriculares para o Ensino Médio no que tange ao trabalho com a língua falada. Isso para refletir sobre a importância do desenvolvimento de atividades de oralidade em sala de aula, considerando que essa modalidade linguística não é muito trabalhada no Ensino Médio. Pesquisas desse cunho são de extrema importância, já que a oralidade não é trabalhada como objeto de ensino no cotidiano escolar e também porque os livros didáticos quase não abordam o trabalho com gêneros orais. Para a realização do estudo, a pesquisa fundamenta-se na análise de livros didáticos a partir das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no aporte teórico da Análise da Conversação e da Linguística Textual. Espera-se, com este trabalho, produzir uma reflexão acerca da importância do trabalho com atividades voltadas para o âmbito da oralidade, já que ela visa a contribuir para a formação do aluno.
Palavras-chave: Gênero Textual Oral. Livro Didático. Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Abstract
This research aims to perform an analysis aboutthe oral seminar genre, in the High School Portuguese textbook, produced by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The objective is to check the features of thebook and if it covers and follows the Curriculum Guidelines recommendations for High School. All of it is to reflect on the importance of developing oral language activities in the classroom, considering that this language mode is not taken into account when working in High school. This type of researches are extremely important, since orality is not focused in the school routine and because textbooks hardly approach the taskwith oral genres. For the study, the research is based on the textbooks analysis from the Curriculum Guidelines indicated for High School and the theoretical framework of Conversation Analysis and Textual Linguistics. It is expected fromthis study, to produce a reflection on the importance of working with activities related to the orality scope, as it aims to contribute to the student’s education.
Keywords: Oral Textual Genre. Textbook. Curriculum Guidelines for High School.