A Necessidade da Relação Entre Teoria e Prática no Ensino de Ciências Naturais

Autores

  • Ana Paula Azevedo de Souza
  • Jean Rycard da Silva
  • Rodney Mendes de Arruda
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
  • Edione Teixeira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino de Ciências Naturais na perspectiva da relação teoria e prática. Para tanto, buscou-se enfocar as questões relativas à compreensão do educador de que a prática deve ser vista como estratégia essencial para consolidar e efetivar osconhecim entos adquiridos nas aulas teóricas. Buscou-se ainda o entendimento de que as aulas práticas oportunizam ao aluno situações em que a aprendizagem surge através das suas próprias conjecturas, dos erros, das interações com colegas e com professores, enfim, de suas próprias observações, ficando evidente que o estudo baseado na prática deve ser inserido nos primeiros anos de escolarização, tendo em vista auxiliar os alunos a atingir níveis mais elevados de conhecimento, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE SOUZA, Ana Paula Azevedo; DA SILVA, Jean Rycard; DE ARRUDA, Rodney Mendes; DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos; DE CARVALHO, Edione Teixeira. A Necessidade da Relação Entre Teoria e Prática no Ensino de Ciências Naturais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/454. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos