Escolhas e Percepções de Professores: Livro Didático no Ensino Médio

Autores

  • Sandra Maria Papin Rodrigues Kroton Educacional
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini
  • Renata Beloni de Arruda
  • Gustavo Javier Figliolo
  • Rafaela da Costa

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p404-413

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como os professores de Literatura do Ensino Médio compreendem a utilização, o processo de escolha e as concepções teóricas presentes no livro didático adotado na rede pública estadual do município de Ivaiporã/PR, no triênio 2010- 2013. Caracteriza-se enquanto qualitativo-interpretativo. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se: questionário, aplicado a doze professores das seis escolas estaduais do município, a fim de investigar a concepção de leitura e literatura do professor e de que formas o material didático é utilizado. Os resultados indicaram a incorporação do professor aos termos que compõem o discurso oficial e escolarizado do ensino literário e a falta de concepções teóricas claras que orientem a prática didática. Conclui-se que há a necessidade de investimentos em políticas de formação, que auxiliem a promoção de mudanças nas concepções pedagógicas e, consequentemente, na postura do professor frente ao trabalho com a Literatura e o uso do livro didático.

 

Palavras-chave: Ensino. Livro Didático. Prática Pedagógica.

 

Abstract

The aim of this work is to analyze how Literature high school teachers comprehend the use, the choosing process and the textbooks theoretical conceptions adopted in public schools in the municipality of Ivaiporã/PR, between 2010-2013. The paperis characterized as qualitative and interpretative. As data collection procedure a questionnaire was utilized applied to twelve teachers from six public schools of the municipality, in order to investigate the conceptions teachers have on reading and literature and in which ways the textbooks are used. The results show a teachers’ assimilation regarding the official speech in the literary teaching process and the lack of clear theoretical conceptions that guide the teaching practice. We conclude that there is a necessity of investments in education policies with the purpose of helping the promotion of changes in pedagogic conceptions and, as a result of this, in the teachers’ attitude facing the work with literature and the textbook use.

 

Keywords: Teaching. Textbook. Teaching Practice.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

RODRIGUES, Sandra Maria Papin; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; ARRUDA, Renata Beloni de; FIGLIOLO, Gustavo Javier; COSTA, Rafaela da. Escolhas e Percepções de Professores: Livro Didático no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 404–413, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p404-413. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4537. Acesso em: 20 abr. 2024.