Competências Requeridas dos Docentes: Análise Crítica na Perspectiva Discente

Autores

  • Regis Garcia Kroton Educacional
  • André Vinícius dos Santos
  • Danilo Lanckievicz Vasconcellos
  • Diogenes Andrade Evaristo
  • Vânia de Almeida Silva Machado

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p389-397

Resumo

O tema competências requeridas dos docentes demanda reflexões e discussões contínuas no ambiente acadêmico. Uma de suas abordagens envolve os discentes, cuja percepção sobre a atividade docente, dentre outros aspectos, permeia as relações de ensino e aprendizagem. O presente artigo objetivou compreender a percepção dos discentes sobre as competências mais relevantes dos docentes, identificando a congruência no ambiente. Aplicou-se um questionário, no qual foram apresentadas doze competências segregadas em três grupos: pedagógico (didática, visão sistêmica, planejamento e conhecimento teórico); pessoal (relacionamento, exigência, comunicação e criatividade) e profissional (experiência de mercado, comprometimento, ética e qualificação acadêmica). Participaram 114 alunos do terceiro e quarto ano de Ciências Contábeis das instituições pública e privadas de Londrina. As análises demonstraram que as competências didáticas, comunicação e experiência de mercado foram indicadas como as principais dentro dos respectivos grupos. No quesito congruência, entre as competências, destaca-se maior desequilíbrio no que tange às competências: didática e comunicação. Os respondentes indicaram, ainda, que as competências requeridas para o exercício da docência são as mesmas para a maior parcela dos discentes, todavia quando a questão se volta para a percepção sobre o exercício dessas competências, parte relevante dos docentes não as exercem, em nível suficiente, para chamar a atenção dos alunos. Existe a necessidade incentivar a reflexão e a discussão do tema, principalmente, entre os docentes.

 

Palavras-chave: Competências Docentes. Ensino Aprendizagem. Atividade Docente.

 

Abstract

The theme competencies required fromteachers demand reflection and continued discussions in the academic environment. One of his approaches involves the students, whose the teaching activity perception - among other things - permeates the teaching and learning relations. This study aimed at understanding the students’ perceptions about the most important Teachers’ skills identifying their congruence in academic environment. A questionnaire was applied in which twelve competencies were presented segregated into three groups: educational (didactic, systemic vision, planning and theoretical knowledge); personal (relationship requirement, communication and creativity) and professional (market experience, commitment, ethics and academic qualification). 114 students answered the questionnaire in the Accounting third and fourth year course from public and private institutions from Londrina city. Analysis showed that the didactic skills, communication and market experience were indicated as the mainly within the respective groups. Concerning the issue of congruence among the skills it highlights a greater imbalance in relation to skills: teaching and communication. It pointed outthat the skills required for the teaching exercise are the same for the largest share of students, but when the question turns to perceptions about the exercise of those powers, the most of the Teachers do not perform at a level sufficient to gain students’ attention. There is a need to encourage reflection and discussion of the topic, especially among Teachers.

 

Keywords: Teachers’ skills. Teaching and learning. Teacher’s activity.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

GARCIA, Regis; SANTOS, André Vinícius dos; VASCONCELLOS, Danilo Lanckievicz; EVARISTO, Diogenes Andrade; MACHADO, Vânia de Almeida Silva. Competências Requeridas dos Docentes: Análise Crítica na Perspectiva Discente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 389–397, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p389-397. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4535. Acesso em: 23 abr. 2024.