Comunicação e Interatividade em AVEA - Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: do Texto Escrito à Motivação dos Alunos

Autores

  • Creuza Martins França
  • Juliana Irani Villanueva dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p382-388

Resumo

Este trabalho aborda os processos de comunicação e interatividade promovidos por docentes na produção de aulas virtuais em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem AVEA. Parte do seguinte questionamento: de que forma são trabalhadas as produções textuais dos professores da Educação a distância - EaD? Essa questão é relevante, pois quando são utilizadas técnicas que privilegiam a interação participativa do aluno, a construção do conhecimento passa a ser mais efetiva. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo apresentar intervenções didáticas possíveis, nas quais a comunicação seja apontada como parte do processo da mediação da aprendizagem e o uso da tecnologia aconteça a partir de estratégias voltadas à apropriação do conhecimento. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise das produções dos materiais web elaborados pelos professores, atuantes em uma universidade particular de um município da Região Norte do Paraná. A análise dos dados coletados demonstrou que, apesar dos docentes considerarem-se preparados para o uso das tecnologias, suas práticas revelam que não estão ocorrendo mudanças na forma como lidam com a EaD. A partir dos resultados da pesquisa, pretende-se oferecer uma contribuição ao campo da pesquisa no sentido de despertar os professores para a necessidade de se promover discussão sobre a comunicação dialógica. Ora, defende-se que processos interativos de qualidade asseguram maior autonomia aos alunos durante o estudo.

 

Palavras-chave: EaD. Tecnologias Educacionais. Comunicação e Interatividade. Ensino e Aprendizagem.

 

Abstract

This paper presents the communication and interaction processes promoted by Teachers in the virtual classes production in Virtual Learning and Teaching Environment. The process of this research is: How are Teachers’ Learning distance mode’s textual productions worked? This question is relevant because when techniques are used that emphasize participatory student interaction, the knowledge construction becomes more effective. Thus, this study aimed to elucidate possible educational interventions, where communication is indicated as part of the learning mediation process and the technology use for strategies aimed at knowledge appropriation. For this purpose, it was used search literature and analysis of the web materials production prepared by Teachers acting in a private university in a city in the North of Paraná. From this, the data analysis showed that despite the teachers consider themselves prepared for the use of technologies, such actions do not really materialize in changes in the way of dealing with distance education. Based on the results, it was intended to offer a contribution to the research field and the need to promote discussion aboutdialogical communication, in order to create greater autonomy in studies by the students through interactive quality processes.

 

Keywords: Learning Distance. Technologies Educational. Communication and Interactivity. Teaching and Learning.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

FRANÇA, Creuza Martins; REIS, Juliana Irani Villanueva dos. Comunicação e Interatividade em AVEA - Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: do Texto Escrito à Motivação dos Alunos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 382–388, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n5p382-388. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4534. Acesso em: 20 abr. 2024.