A Autonomia como Fator Fundante da Construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves

Autores

  • Lucy Ferreira Azevedo Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. Cuiabá, MT.
  • Dolores Garcia Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Literários. Cuiabá, MT.
  • Marinalva Almeida Damacena Duarte de Sousa Secretaria de Estado de Educação de Mato. Cuiabá, MT.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p209-214

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Autonomia, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Apresentam-se como características da gestão democrática, a participação da comunidade na busca de autonomia, as tomadas de decisões, a descentralização do poder e o exercício da cidadania. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a gestão democrática escolar, analisar a construção do Projeto Político Pedagógico e compreender a concepção de autonomia da comunidade do Centro Municipal Helena Esteves, em Barra do Garças-MT. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo e a bibliográfica. Espera-se que este trabalho propicie corroborar na implementação e fortalecimento da gestão democrática escolar rumo à autonomia fundamentada na legitimidade do Projeto Político Pedagógico.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Projeto Político Pedagógico. Ensino.


Abstract
It is presented as characteristics of democratic management the community participation in search of autonomy and decision making, power decentralization and citizenship. Based on the assumptions of this concept, this paper aims to discuss school democratic management, analyze the construction of political-pedagogical project and understand the autonomy concept of Helena Esteves Municipal School’s community. The methodology was field research and literature. The goal of this paper is to help the school in the implementation and strengthening of school democratic management towards autonomy based on the legitimacy of the Political Pedagogical Project.

Keywords: Democratic Management. Political-Pedagogical Project. Teaching.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

AZEVEDO, Lucy Ferreira; GARCIA, Dolores; DE SOUSA, Marinalva Almeida Damacena Duarte. A Autonomia como Fator Fundante da Construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 209–214, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p209-214. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4531. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos