Percepção de Graduandos no Bacharelado em Educação Física e Profissionais Atuantes Acerca da Gestão de Carreira e Visão Social do Personal Trainer

Autores

  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino
  • Gabriela Maria de Almeida Vieira Universidade de Cuiabá, Curso de Educação Física. MT Brasil
  • Cleonice Terezinha Fernandes Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino
  • Austrogildo Hardimam Junior Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p363-371

Palavras-chave:

, Formação continuada, Transdisciplinariedade, Bacharelado em Educação Física, Gestão de carreira.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar o que pensam bacharelandos de Educação Física, dos dois últimos semestres da graduação, na UNIC, e profissionais Personal Trainer de Cuiabá acerca da gestão de carreira, suas aspirações profissionais e a respectiva percepção social da área. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, a qual permite uma familiarização inicial para obtenção de conceitos e ideias, permitindo uma visão geral aproximada de determinado fenômeno. Os instrumentos utilizados foram: questionário sóciodemográfico e entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi construído por peritagem de profissionais especializados (em PT e metodologia científica) e aplicado para uma amostra de 60 participantes - 40 acadêmicos e 20 profissionais atuantes. Os resultados mostraram que tanto acadêmicos quanto os profissionais ainda não têm visão empreendedora da carreira e do seu aspecto multidisciplinar, apesar de reconheceremna como necessária e carente de constante atualização. Conclui-se da importância do profissional ter uma visão transdisciplinar, perfil proativo e ser inovador, bem como necessitar de formação continuada no sentido de buscar atualização constante em áreas distintas e necessárias à profissão, como: nutrição, administração, empreendedorismo, marketing, venda e comportamentos, todavia nem sempre percebidas pelo mesmo.

Palavras-chave: Formação Continuada. Transdisciplinariedade. Bacharelado em Educação Física. Gestão de Carreira.

Abstract
This study aimed to identify what Physical Education baccalaureates think about the last two semesters of graduation at UNIC and professionals from Curitiba Personal Trainer about career management, their professional aspirations and respective social perception of the area. For this, an exploratory qualitative research was carried out, which allows an initial familiarization to obtain concepts and ideas, allowing to approximate a general view of a certain phenomenon. The instruments used were: i) socio-demographic questionnaire and ii) semi-structured interview, whose itinerary was built by experts (in PT and scientific methodology), applied to a sample of 60 participants - 40 academics and 20 working professionals. The results showed that both academics and professionals still do not have an entrepreneurial vision of the career and its multidisciplinary aspect, although they recognize it as necessary and lack constant updating. It is concluded that it is important for the professional to have a transdisciplinary vision, to have a proactive profile and to be innovative, as well as to require continuous training in order to seek constant updating in areas that are distinct and necessary to the profession, such as nutrition, administration, entrepreneurship, sales and behavior, but not always perceived by the same.

Keywords: Continuing Education. Transdisciplinarity. Bachelor in Physical Education. Career Management.

Biografia do Autor

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade de Barcelona (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Atualmente Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT .Membro do grupo de Pesquisa da Educação Física..Professora na Universidade de Cuiabá. Professora aposentada pela Secretaria de Estadual de Educação de MT- aposentada como Técnica em Nivel Superior pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, Educação física Escolar, formação Pedagógica

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; VIEIRA, Gabriela Maria de Almeida; FERNANDES, Cleonice Terezinha; HARDIMAM JUNIOR, Austrogildo. Percepção de Graduandos no Bacharelado em Educação Física e Profissionais Atuantes Acerca da Gestão de Carreira e Visão Social do Personal Trainer. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 363–371, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p363-371. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4524. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos