Ludicidade na EJA: Trabalhando uma Trilha Pedagógica como Recurso de Ensino e Aprendizagem na Área de Ciências

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Neta
  • Dayse Iara Ferreira de Oliveira
  • Maria das Graças Campos
  • Imara Pizzato Quadros
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

Este artigo traz o relato e análise de uma metodologia lúdica, intitulada trilha pedagógica, utilizada como recurso de ensino e aprendizagem na área de Ciências, para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, desenvolvida em forma de uma intervenção pedagógica realizada na Escola Magda Ivana, em Jaciara-MT. Objetivou-se avaliar a interação dos alunos diante dessa nova proposta de ensino, bem como a aprendizagem com a utilização de um recurso diferenciado em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos, as teorias estudadas durante e na construção deste artigo foram refutadas ou corroboradas. No contexto da EJA, buscou-se a retrospectiva histórica dessa modalidade, as caracterizações dos alunos, abordando como se deve dar o ensino para esses jovens e adultos, de acordo com o PPP e tendo o professor ou professora, um papel fundamental como mediador entre os saberes prévios e cotidianos desses alunos e os conteúdos curriculares. Discorreu-se ainda sobre o Ensino de Ciências de acordo com os PCN, documento que direciona e norteia o trabalho dos professores nessa área abrangente. Quanto à trilha pedagógica, apontou-se a importância da ludicidade como proposta de trabalho em todas as modalidades de ensino, inclusive a EJA. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos daquela escola ainda têm enraizados o contexto tradicional de ensino e diante de uma nova proposta de aprendizagem mostram-se tímidos e até cautelosos, porém obteve-se êxito na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

OLIVEIRA NETA, Ana Maria de; DE OLIVEIRA, Dayse Iara Ferreira; CAMPOS, Maria das Graças; QUADROS, Imara Pizzato; SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. Ludicidade na EJA: Trabalhando uma Trilha Pedagógica como Recurso de Ensino e Aprendizagem na Área de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/451. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos