Autonomia Universitária: Reflexões Sobre a Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • Andrieli Dal Pizzol Prefeitura do Municipio de Cambé, Educação Infantil. E-mail: andrii_lt@hotmail.com
  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina, Departametneo de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p306-316

Resumo

O tema deste estudo trata sobre a autonomia universitária com reflexões sobre o contexto vivido pelas universidades paranaenses, a partir da Universidade Estadual de Londrina - UEL. O conceito de autonomia faz parte do processo histórico constituinte da universidade, bem como da essência institucional, desde seu berço na Europa. A universidade contemporânea se estabeleceu pela conquista da ideia da autonomia do saber diante da religião e do Estado. Objetiva-se neste artigo reconhecer elementos do atual debate sobre autonomia, seus avanços e recuos, para refletir sobre a crise vivenciada nas universidades estaduais paranaenses e o processo de mobilização ocorrido em 2015, assim, levanta-se a trajetória sobre a autonomia universitária, analisando conceitualmente a autonomia e autonomia universitária. Utiliza-se a pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico o levantamento de referenciais teóricos sobre a construção do conceito de autonomia, bem como uma análise documental dentre o período de 1992 a 2016, em que relatem os recentes embates entre a UEL e o poder público. Assim, se utiliza um vasto referencial bibliográfico dentre os quais se destaca Fávero (2006), Ranieri (1988), Teixeira (1988) e Cunha (2000). Infere-se que
tem ocorrido um intenso confronto do poder público com as instituições universitárias a respeito do preceito constitucional sobre autonomia universitária, resultando em mobilizações pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Autonomia Universitária. Educação. Educação Superior.

Abstract

The theme of this study is about university autonomy with reflections on the context lived by the universities of Paraná, from the State University of Londrina - UEL. The concept of autonomy is part of the historical constituent process of the university, as well as of the institutional essence, from its cradle in Europe. The contemporary university was established by the achievement of the idea of the knowledge autonomy before the religion and the State. This article aims to recognize elements of the current debate on autonomy, its advances and retreats, to reflect on the crisis experienced in the state universities of Paraná and the process of mobilization that occurred in 2015, thus raising the trajectory on university autonomy, analyzing conceptually the autonomy and University autonomy. Qualitative research was used and as a methodological procedure, the theoretical reference on the construction of the concept of autonomy, as well as a documentary analysis between the period from 1992 to 2016 in which they report the recent conflicts between UEL and the public Power. Thus a vast bibliographic reference was used, among which highlight Fávero (2006), Ranieri (1988), Teixeira (1988) and Cunha (2000) are highlighted. It is infered that there has been an intense confrontation of the public power with the university institutions regarding the constitutional precept on university autonomy, resulting in mobilizations by the academic community.

Keywords: University autonomy. Education. College education.

Biografia do Autor

Andrieli Dal Pizzol, Prefeitura do Municipio de Cambé, Educação Infantil. E-mail: andrii_lt@hotmail.com

Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadual de Londrina, Educação Especial e Inlcusiva e Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Braz.

Atua na área da Educação como docênte e tutpra eletrônica

Soraia Kfouri Salerno, Universidade Estadual de Londrina, Departametneo de Educação.

Docente da Universidade Estadual de Londrina - Doutora em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos pela Unicamp/Campinas-SP

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

DAL PIZZOL, Andrieli; KFOURI SALERNO, Soraia. Autonomia Universitária: Reflexões Sobre a Universidade Estadual de Londrina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 306–316, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p306-316. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4499. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos