Noção de Velocidade Segundo a Epistemologia Genética de Piaget

Autores

  • João Debastiani Neto
  • Tiago Tadeu Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p346-355

Resumo

A noção de velocidade é frequentemente utilizada por pessoas em suas atividades diárias, sendo um dos objetos formais de estudos da Física. A preocupação em encontrar uma definição exata para este conceito levou vários pesquisadores a formularem diversas teorias. A mecânica newtoniana propõe a velocidade como uma função da distância percorrida em um dado intervalo de tempo (Velocidade = Distância/Tempo), já a teoria da Relatividade, proposta por Einstein, sugere que a velocidade seja definida em função do tempo. No entanto, pode-se indagar sobre como este conceito se constrói nas estruturas cognitivas do sujeito, isto é, a noção de velocidade se estrutura individualmente, ou depende do tempo? Existem outros fatores que influenciam na construção desta noção? Desta forma, este trabalho tem como objetivo investigar como se desenvolve a noção de velocidade em crianças de sete a onze anos de idade, segundo a Epistemologia Genética de Piaget, utilizando como metodologia para coleta de dados, o Método Clínico Crítico. Entende-se que, com os resultados deste trabalho, é possível compreender que a noção de velocidade apresenta um caráter construtivo na estrutura cognitiva das crianças, assim como o conhecimento em geral, e que só ao final do estágio operatório-concreto o sujeito é capaz de argumentar com segurança sobre o referido conceito.

 

Palavras-chave: Construção do Conhecimento. Método Clínico Crítico. Operatório-Concreto.

 

Abstract

The notion of speed is often used by people in their daily activities, one of the formal objects of physics’ study. The concern to find an exact definition for this concept has led many researchers to formulate several theories. Newtonian mechanics proposes the speed as a function of distance traveled in a given time interval (speed = distance / time); since the theory of relativity proposed by Einstein suggests that the speed is defined as a function of time. However, we may ask how this concept is built on the cognitive structures of the subject, that is, the notion of speed is structured individually, or does it depend on time? Are thereother factors that influence the construction of this notion? Thus, this study aims to investigate how to develop the notion of speed in children from seven to eleven years of age, according to Piaget’s Genetic Epistemology, using as a methodology for data collection, his Clinical Method Critical. We believe that with the results of this work, we can understand that the notion of speed has a constructive character in the Children’s cognitive structure, as well as knowledge in general, and only at the end of operative concrete stage the subject is able to argue with safety that concept.

 

Keywords: Knowledge Construction. Clinical Critical Method. Operative-Concrete.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

DEBASTIANI NETO, João; GONÇALVES, Tiago Tadeu. Noção de Velocidade Segundo a Epistemologia Genética de Piaget. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 346–355, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p346-355. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4495. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos