Características de Profissionais de Creche do Município de Descalvado/SP

Autores

  • Aline Sommerhalder

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p327-334

Resumo

Esse artigo decorre de uma pesquisa concluída e realizada em um projeto de formação continuada de professores e gestores de Educação Infantil no município de Descalvado/SP, realizado por meio de uma Atividade de Extensão Universitária intitulada: Formação de Professores de Educação Básica: uma parceria colaborativa entre escola e universidade. Teve como questão de pesquisa: Quem são os/as profissionais docentes das Creches municipais de Descalvado/SP? O objetivo foi identificar e descrever características de um grupo de profissionais docentes de Creches do município de Descalvado/SP, participantes de uma Atividade de Extensão de Formação Continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário com vinte e nove profissionais de Educação Infantil, que atuam em creches municipais desta cidade. Os resultados evidenciaram, dentre outros aspectos, que o grupo em questão em sua maioria é mulher (28 profissionais) e estas possuem experiência consolidada de docência, em vários níveis de ensino, incluindo a etapa da Educação Infantil e a grande maioria possui formação superior em Pedagogia. O estudo evidenciou, ainda, que a maioria das/dos colaboradoras/res desta pesquisa participou de cursos de formação continuada nos últimos cinco anos e para muitos/as a escolha pela atuação em creches decorreu de necessidade de trabalhar e falta de oportunidade profissional.

 

Palavras-chave: Creche. Caracterização Docente. Profissionais de Educação Infantil. Rede Municipal de Ensino.

 

Abstract

This article is the result of a survey completed and held in a continuing education project for teachers and early childhood education managers in the municipality of Descalvado / SP, conducted by a University Extension Activity entitled: Basic Education Teacher’s Training: a collaborative partnership between school and university. Had the research question was: Who are the professional teachers from the Children Care Center from the municipality of Descalvado / SP? The objective was to identify and describe the professional trajectory and characteristics of a group of professionals Kindergartens teachers in the municipality of Descalvado / SP, participants in a Continuing Education Extension Activity. It is a qualitative research and data were collected through a questionnaire in 29 childhool educationprofessionals working in public Children Care Center of the city. The results showed, among other things, that the group in question is mostly women (28 professionals, being that they have consolidated teaching experience, in several teaching degrees, including Childhood education and the vast majority holds a degree in Pedagogy. The study also showed that most of collaborators of this research have participated in continuing education courses in the last five years and for many the choice for their working in a Children care center was due to the need to work and lack of career opportunity.

 

Keywords: Early Childhood Education. Characterization of teachers. Professional Early Childhood Education. Municipal Schools.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

SOMMERHALDER, Aline. Características de Profissionais de Creche do Município de Descalvado/SP. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 327–334, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p327-334. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4494. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos