O que Professores dos Anos Iniciais revelam saber a Respeito da Classificação, Seriação e Inclusão de Classe

Autores

  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil
  • Adriana Quimentão Passos Secretaria Estadual de Educação. PR, Brasil.
  • Maria Eleni Curti Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Matemática. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p134-143

Resumo

Partindo do pressuposto que nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais prevalece o trabalho com conteúdos relacionados a números eoperações, levantou-se o questionamento: se os números são mais abordados nos Anos Iniciais, como está sendo feito esse trabalho? Levando em consideração quais as tarefas que tratam dos processos de classificação, seriação e inclusão de classe são relevantes para a construção do conceito de números, entre outros conceitos matemáticos, desenvolveu-se o trabalho com o objetivo de investigar o que professores sabem a respeito desses processos e as dificuldades que encontram ao abordá-los. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa feito a partir da análise de cinco entrevistas realizadas com professoras da rede pública dos municípios de Londrina-PR e Ibiporã-PR. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Considera-se que a compreensão do significado de conceitos matemáticos e do modo como estes são construídos constitui uma etapa importante para a construção do conceito de números e pode ajudar o professor a entender as dificuldades encontradas, por alguns alunos, na aprendizagem matemática, bem como a elaborar propostas pedagógicas adequadas à superação dessas dificuldades. Não se tem a intenção de sanar as dúvidas, mas sim de suscitá-las, provocando reflexões tanto do ponto de vista da prática pedagógica como de novos trabalhos acerca do assunto.

Palavras-chave: Educação Matemática. Conceito de Número. Formação de Professor. Anos Iniciais.

Abstract

Starting from the assumption that in the Elementary School’s math class prevails the approach with contents related to numbers and operations, the question was raised: if the numbers are more addressed in the Elementary School, how is this approach being done? Considering that tasks that deal with classification, seriation and class inclusion processes are relevant for the construction of the numbers concept s, among other mathematical concepts, the research was developed with the objective of investigating what teachers know about these processes and the difficulties they encounter in approaching them. This is a qualitative study based on the analysis of five interviews made public school Teachers in Londrina-PR and Ibiporã-PR. Data were collected through interviews. It is considered that the understanding of the meaning of mathematical concepts and how they are built is an important step for constructing the numbers concept, and cam assist the teacher notice the difficulties encountered by some students in mathematical learning, and to develop educational proposals appropriate to overcome these difficulties. It is not intended to resolve doubts, but rather to raise them, provoking reflections both from the pedagogical practice’s point of view and new work on the subject.

Keywords: Mathematical Education. Number Concept. Teacher’s Education. Elementary School.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; PASSOS, Adriana Quimentão; CURTI, Maria Eleni. O que Professores dos Anos Iniciais revelam saber a Respeito da Classificação, Seriação e Inclusão de Classe. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 134–143, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p134-143. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4491. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos