O Papel do Professor na Interação e Construção do Conhecimento em Aulas de Ciências

Autores

  • Graziela Fraga Ferreira Queiroz Muniz
  • Taize Geliane de Oliveira Fernandes
  • Dayse Iara Ferreira de Oliveira
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel
  • Epaminondas de Matos Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

Este trabalho busca compreender por meio da análise e reflexão o Ensino de Ciências na perspectiva da interação e construção do conhecimento, destacando o papel do docente como essencial neste processo. Após levantamento bibliográfico e período de observação do Estágio Supervisionado III, na Escola Estadual São Francisco, situada na cidade de Jaciara em Mato Grosso, notou-se que os recursos mais utilizados nas aulas de Ciências ainda são o livro didático e a exposição verbal do professor, o que torna o ensino menos atrativo. Foi proposta uma devolutiva, na qual foram realizadas duas intervenções, com alunos do sexto ano, do ensino fundamental, com o intuito de verificar se através de atividades experimentais ocorre maior interação entre alunos e professor e se desta forma, resulta em um ensino mais significativo. Em cada intervenção, trabalhou-se com atividades diferenciadas, a fim de se analisar o resultado desses recursos metodológicos. Para coleta de dados utilizou-se de questionários com perguntas direcionadas aos alunos sobre este ensino. Ao término desta pesquisa, pôde-se compreender a importância de um bom planejamento e das atitudes do professor neste processo.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

MUNIZ, Graziela Fraga Ferreira Queiroz; FERNANDES, Taize Geliane de Oliveira; DE OLIVEIRA, Dayse Iara Ferreira; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O Papel do Professor na Interação e Construção do Conhecimento em Aulas de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/448. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos