A Memória de Longo Prazo e a Análise Sobre sua Função no Processo de Aprendizagem

Autores

  • Lia Almeida Mapurunga Universidade de Fortaleza, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Neurociências e Reabilitação. CE, Brasil.
  • Elcyana Bezerra Elcyana Bezerra Carvalho Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. SP, Brasil. Universidade de Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p66-72

Palavras-chave:

Aprendizagem. Neurociências. Estratégias de Aprendizagem.

Resumo

A neurociência é uma ciência natural que estuda a função e a estrutura, que compõem o cérebro. A educação, embora tenha outra natureza, tem tido muitos benefícios com as contribuições que a neurociência tem para oferecer. Como o cérebro aprende e por que aprende traz para o ensino o objetivo e a função de criar condições (entre estratégias, recursos e adequação do meio), para que ocorra a aprendizagem. E, para que essa ocorra, é necessário que as funções mentais superiores, como a memória, estejam envolvidas. O objetivo deste estudo consiste em fazer uma revisão de literatura para conhecer a função da memória de longo prazo na aprendizagem, analisar os mecanismos neurobiológicos, que ocorrem durante esse processo e algumas estratégias de aprendizagem, que se utilizam da memória como recurso. Para isso, foi realizado no período de agosto a outubro de 2016, um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Capes, Bireme e Google Acadêmico, buscando artigos científicos, que poderiam trazer alguma contribuição na construção dessa pesquisa. Foram selecionados, preferencialmente, os que continham enfoque na relação entre aprendizagem e memória, tanto na perspectiva da neurociência, quanto da psicologia cognitiva, trazendo argumentos que pudessem  comprovar o entendimento das estratégias de aprendizagem, a partir da memória de longo prazo. Também foram selecionados livros que apresentavam apoio às temáticas discorridas para esse trabalho, possibilitando essa relação. Os resultados apontam que estratégias de aprendizagens, que utilizam a memória, produzem efeitos positivos para a retenção de longo prazo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Neurociências. Estratégias de Aprendizagem.

Abstract

Neuroscience is a natural science that studies the function and structure that forms the brain. Although education has another nature, it has had many benefits from the contributions that neuroscience has to offer. How the brain learns and why it learns brings to teaching the intent and function to create conditions (among strategies, resources and suitability to the environment) so that learning can happen. And, for it to occur, it is  necessary that higher mental functions, such as memory, beinvolved. The purpose of this study is to do a literature review to get to know the function of long-term memory on the learning process, to analyze the neurobiological mechanisms that happen during that process, and some learning strategies that use memory as a resource. Therefore a bibliographical survey was conducted at the databases Scielo, Capes, Bireme and Academic Google, from August to October 2016, searching for scientific articles that could contribute somehow on the construction of this research. The articles that used the neuroscience perspective or the cognitive psychology to focus on the relationship  between learning and memory were chosen, preferentially those whose arguments could prove the  learning strategies understanding about he long-term memory. Books supporting the themes discussed for this work were also selected, creating, therefore, a relationship. The results show that learning strategies that use memory have positive effects for long-term retention.

Keywords: Learning. Neuroscience. Learning Strategies.

Biografia do Autor

Lia Almeida Mapurunga, Universidade de Fortaleza, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Neurociências e Reabilitação. CE, Brasil.

Formada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (ano de conclusão: 2015); Pós-graduanda em Neurociências e Reabilitação pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR(ano de conclusão: 2016); Graduanda em Psicologia pela Universidade Ferderal do Piauí - UFPI (CAMPUS Parnaíba)(ano de conclusão: 2020)

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

ALMEIDA MAPURUNGA, L.; ELCYANA BEZERRA CARVALHO, E. B. A Memória de Longo Prazo e a Análise Sobre sua Função no Processo de Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 66–72, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p66-72. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4443. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos