Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática

Autores

  • Irismar de França Dourado
  • Keith Leandro de Souza
  • Leandro Carbo
  • Geison Jader Mello
  • Lucy Ferreira Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

No paradigma vigente das tecnologias atuais, a escola como papel formador de cidadãos vem se redefinindo ao longo dos anos. Vários estudos sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação - TIC - dentro do ambiente educacional trazem grandes questionamentos quanto ao seu uso no ensino-aprendizagem. Nas últimas décadas, as TIC se desenvolveram com grande intensidade, abrangendo as tecnologias computacionais, telefônicas, digitais e a internet. Sua inserção na escola trouxe grandes desafios para os educadores que veem como obstáculo sua utilização em sala. Ensinar os conteúdos através de meios visuais, comunicativos, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno pelas aulas de ciências e ocasionar a construção do conhecimento. O presente trabalho visa discutir a relação das TIC no ambiente escolar e se os usos desses recursos potencializam o ensino de Ciências e promovem uma aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DOURADO, Irismar de França; DE SOUZA, Keith Leandro; CARBO, Leandro; MELLO, Geison Jader; AZEVEDO, Lucy Ferreira. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/438. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos