O Ensino de Leitura: Algumas Provocações

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir as principais implicações teóricas sobre o ensino da leitura. Entendendo que as ações de ensino visam o desenvolvimento de capacidades ou habilidades dos alunos, discutimos aqui as ideias em torno dos estudos de Angela Kleiman (1992, 1995), Isabel Solé (1998) e Ingere Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2007), destacando que ensinar a ler é ensinar estratégias de leitura. Com este trabalho, tivemos a intenção de apontar a necessidade de aprofundamento das discussões sobre a utilização de estratégias conscientes no ensino de leitura, desenvolvidas pelos professores em relação ao processamento do texto.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

COENGA, Rosemar Eurico. O Ensino de Leitura: Algumas Provocações. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/435. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos