Atlas Digital como Ferramenta de Apoio ao Estudo da Histologia e Patologia

Autores

  • Érica de Jesus Miranda Centro Universitário Jorge Amado. BA, Brasil
  • Edmilson Souza Neto Centro Universitário Jorge Amado. BA, Brasil
  • Lidia Cristina Villela Ribeiro Centro Universitário Jorge Amado. BA, Brasil
  • Márcio Renê Brandão Soussa Centro Universitário Jorge Amado. BA, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3359-4760

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p428-431

Resumo

Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo e está diretamente vinculada à leitura de lâminas histológicas, por meio de microscópio de luz. Este ramo da área morfológica é essencial para a compreensão de vários componentes curriculares e dentre estes, a Patologia. Um atlas digital serve como um instrumento de apoio didático interdisciplinar, pois em um único mecanismo de agressão estudado, pode se discutir questões da histofisiologia, da bioquímica, da anatomia e da biologia celular. Além disto, contribui no preenchimento de lacunas existentes no diagnóstico tecidual. Este trabalho tem como objetivo disponibilizar um portal na Web contendo imagens de lâminas histológicas e componentes textuais, referentes à estrutura normal e alterada dos tecidos, de forma concomitante. Este recurso digital tem como públicoalvo, principalmente, alunos e professores de cursos de graduação de saúde e ciências biológicas, para o uso em aulas presenciais e no estudo extraclasse. O uso da ferramenta permitiu um papel ativo e integrador dos discentes entre si e com o docente. Os alunos foram estimulados a comparar imagens microscópicas normais, com situações de agressão. Esta forma de ensino mostrou-se eficaz, proporcionando dinamismo e democratização do acesso ao conhecimento científico.

Palavras-chave: Software. Ensino. Histologia. Patologia.

Abstract
Histology is the science that studies the tissues of the body and is directly, associated to the reading of histological slides through the
microscope light. This branch of the morphological area is essential for the understanding of several curricular components, among them Pathology. A digital atlas serves as an instrument of interdisciplinary didactic support, since in a single mechanism of aggression studied, issues of histophysiology, biochemistry, anatomy and cell biology can be discussed. In addition, it contributes to filling gaps in tissue diagnosis. This work aims at providing a web site with images of histological slides and textual components, referring to the normal and altered tissue structure, concomitantly. This digital resource has as target audience, mainly teachers and undergraduate students in health and biological sciences, for use in classroom and extra class study. The use of the tool allowed an active and integrating role of the students among themselves and with the Professor. Students were encouraged to compare normal microscopic images with aggressive situations. This form of learning proved to be effective, providing dynamism and democratization of access to scientific knowledge.

Keywords: Software. Education. Histology. Pathology.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

MIRANDA, Érica de Jesus; SOUZA NETO, Edmilson; RIBEIRO, Lidia Cristina Villela; SOUSSA, Márcio Renê Brandão. Atlas Digital como Ferramenta de Apoio ao Estudo da Histologia e Patologia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 428–431, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p428-431. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4321. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos