Famílias Negras e Brancas: uma Visão sobre a Escola Pública

Autores

  • Edenar Souza Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

Este trabalho aborda as percepções de famílias negras e brancas sobre discriminação racial e educação formal na escola pública. O estudo foi realizado em duas escolas públicas municipais de Cuiabá, MT. A escolha das escolas aconteceu privilegiando a sua localização em bairros periféricos onde existe grande concentração de famílias de camadas mais pobres da sociedade, dado considerado relevante para a pesquisa. A metodologia utilizada foi a qualitativa com instrumentos de observação no ambiente escolar, questionário socioeconômico, entrevistas individuais com os membros das famílias e representação gráfica feita pelos alunos envolvidos na pesquisa. O estudo concluiu que as famílias se preocupam com o desempenho escolar e com as formas de tratamento dispensado aos seus filhos no interior da escola. Elas argumentaram que a prática pedagógica do educador é deficitária quando o assunto envolve relações raciais, pois falta-lhes clareza no assunto, aos professores e à instituição escolar.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

MONTEIRO, Edenar Souza. Famílias Negras e Brancas: uma Visão sobre a Escola Pública. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/432. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos