A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais

Autores

  • Natália Gomes dos Santos Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil
  • Jéssica de Lourdes Preti Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil
  • Silvia Márcia Ferreira Meletti Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil
  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p29-35

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a atuação da filantropia na Educação Especial, no Estado do Paraná, por meio dos indicadores educacionais brasileiros referentes aos dados mais atuais do censo escolar (2014). Optou-se pelo estudo desta unidade da Federação por conta de suacaracterística atípica na área da Educação Especial que, respaldada pelas legislações estaduais, transformou as instituições especiais privadas em escolas de Educação Básica na modalidade especial. Os dados apontaram que grande parte das instituições especiais no Brasil é financiada pelo poder privado, sobretudo filantrópico (90,9%). No Paraná, também ocorre a concentração da filantropia (97,5%) nas instituições especiais privadas.

Palavras-chave: Educação Especial. Filantropia. Público e Privado em Educação.

 

Abstract
The aim of this work was to analyze the  philanthropy performance in special education in the state of Paraná through Brazilian educational indicators, regarding the most current data from the School Census (2014). It was chosen to study this State due to its atypical feature in the special education area, which is supported by the state laws, has turned private special institutions into schools of elementary education in the special modality. The data pointed out that most of the special institutions in Brazil are sponsored by the private power, especially philanthropic (90, 9%). In Paraná there is also the philanthropy concentration (97, 5%) in the private special institutions.

 

Keywords: Special Education. Philanthropy. Public and Private in Education

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Publicado

2017-05-25

Como Citar

SANTOS, Natália Gomes dos; PRETI, Jéssica de Lourdes; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29–35, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n1p29-35. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4271. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos