Identidades Juvenis na Região das Hortênsias

Autores

  • Rodrigo Koch Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
  • Priscila Francisco de Oliveira Castilhos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia
  • Caroline Borges de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia
  • Priscila da Silva Damasceno Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p464-471

Resumo

A presente pesquisa trata de um mapeamento das identidades juvenis em escolas de três municípios da Região das Hortênsias (Canela, Gramado e São Francisco de Paula). O estudo se constitui em uma investigação científica de caráter quanti-qualitativo e descritivo, uma vez que buscou por meio de questionário e observação trazer resultados para descrever os comportamentos adotados por determinados grupos juvenis. Esta pesquisa buscou identificar quais os grupos juvenis mais comuns encontrados no Ensino Médio. Para o embasamento teórico foram utilizados autores com vínculos nos Estudos Culturais, tais como: Bauman, Canclini e Costa. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido é possível pensar sobre identidades líquidas e/ou fragmentadas. A pesquisa constatou que os jovens da Região das Hortênsias apresentam configurações de identidades múltiplas, com transições variáveis de acordo com o contexto social de cada um.

Palavras-chave: Escola. Identidade. Juventude. Região das Hortênsias.

Abstract
The present research deals with a youth identities mapping in schools of three municipalities of the Hortensias Region (Canela, Gramado and São Francisco de Paula). The study is a quantitative-qualitative and descriptive scientific research, since it sought through questionnaire and observation to bring results to describe the behaviors adopted by certain youth groups. This research aimed to identify the most common youth groups found in high school. For the theoretical basis, authors with links in Cultural Studies, such as Bauman, Canclini and Costa, were used. According to the developed bibliographic study it is possible to think about net and / or fragmented identities. The research found that the young people of the Hortensias Region have configurations of multiple identities, with variable transitions according to the social  context of each one.

Keywords: School. Identity. Youth. Hortensias Region.

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) [CREF 012626-G/RS]; pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF); mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor Regional - Campus II (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria) e professor assistente da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Idealizador e coordenador institucional dos Jogos Universitários da Uergs - JUergs. Foi coordenador do curso de Pedagogia (Unidade: São Francisco de Paula/Uergs) entre 2012 e 2014. Jornalista Esportivo (MTB - 13.743). Também foi coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e, dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011. Recebeu a Medalha João Saldanha pela contribuição ao esporte gaúcho, em 2009. Autor dos livros Universíade 1963 - História e Resultados dos Jogos Mundiais Universitários de Porto Alegre; Tie-Break - A saga dourada do vôlei masculino do Brasil; A Vitória vem dos Céus - A trajetória do brasileiro campeão mundial de judô; e Celeste Olímpica - A era de ouro da seleção uruguaia. Co-autor de: O Rádio e as Copas do Mundo; e Educação e Interdisciplinaridade. Produtor dos cd´s: Brasil Pentacampeão; e Planeta Colorado. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos Olímpicos, Futebol, Educação, Práticas Corporais e, Comunicação e Esporte.

Priscila Francisco de Oliveira Castilhos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia

Licenciada em Pedagogia. Bolsista IniCie-Uergs em 2015.

Caroline Borges de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia

Aluna do curso de Pedagogia, unidade da Uergs em São Francisco de Paula. Bolsista IniCie-Uergs em 2016.

Priscila da Silva Damasceno, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Pedagogia

Aluna do curso de Pedagogia, unidade da Uergs em São Francisco de Paula. Voluntária do projeto de pesquisa Identidades Juvenis na Região das Hortênsias.

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

KOCH, Rodrigo; CASTILHOS, Priscila Francisco de Oliveira; SOUZA, Caroline Borges de; DAMASCENO, Priscila da Silva. Identidades Juvenis na Região das Hortênsias. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 464–471, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p464-471. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4202. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos