Manifestações Religiosas no Espaço Acadêmico: Interferências no Processo Pedagógico

Autores

  • Claudia Neves da Silva Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social e Política Social. PR, Brasil.
  • Júlia Mirian Teruel Universidade Estadual de Londrina, Curso de Serviço Social. PR, Brasil.
  • Alessandra Tosti da Silva Universidade Estadual de Londrina, Curso de Serviço Social. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p163-168

Resumo

Cotidianamente se pode observar manifestações religiosas em diferentes locais e ocasiões – escolas, festas, pessoas trajando roupas e/ou símbolos, que expõem suas crenças. Ademais, temas referentes à religião, à religiosidade e ao pertencimento religioso têm sido, constantemente, debatidos em diferentes meios, como artigos em periódicos, programas televisivos, livros. Foi então que alguns questionamentos surgiram: como essa demonstração da fé se apresenta no espaço da ciência, ou seja, em uma universidade? Como as manifestações religiosas interferem no processo pedagógico? Para responder a estas indagações se realizou uma investigação, cujo objetivo é verificar como a demonstração de fé se apresenta dentro de um espaço laico e de natureza científica. A presente comunicação tem por finalidade apresentar algumas formas que os jovens expõem e vivenciam sua fé dentro de espaços universitários e propor debates interdisciplinares sobre a intolerância religiosa, que vem se manifestando nos espaços escolares. Utilizou-se a Universidade Estadual de Londrina - UEL como campo de pesquisa e delimitou-se a amostra aos estudantes participantes dos Grupos de Oração GOU – de vertente católica – e o Pocket – cujos membros pertencem às igrejas evangélicas - que se encontram, semanalmente, nos espaços da UEL. Como resultados preliminares se pode destacar que a religiosidade é presente na vida cotidiana dos jovens universitários, os quais promovem a conciliação entre religião e ciência.

Palavras-chave: Universidade. Manifestações Religiosas. Grupos de Oração

Abstract

Daily religious manifestations are observed in different places and occasions - schools, parties, people wearing clothes or symbols that expose their beliefs. Moreover, issues related to religion, religiosity and religious belonging have been constantly debated in different media, such as journal articles, television programs, books. Then some questions arose: how is this demonstration presented in an university environment? How do religious manifestations interfere with the educational process? To answer these questions an investigation was carried out whose purpose is to observe how faith demonstration is presented in a secular and scientific environment. This Communication aims to present some ways that expose youth and experience their faith within university environments and propose interdisciplinary debates on religious intolerance that has been manifested in school environments. State University of Londrina – UEL was used as a research field and limited our sample to participating GOU prayer’s students groups – the Catholic side - and the Pocket - whose members belong to evangelical churches - which meet weekly at UEL’s environments. As preliminary results, it is pointed out that religion is present in College students’ everyday, which promotes the reconciliation betweenreligion and science.

Keywords: University. Religious manifestations. Prayer Groups

Biografia do Autor

Claudia Neves da Silva, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social e Política Social. PR, Brasil.

Doutora em História, professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Júlia Mirian Teruel, Universidade Estadual de Londrina, Curso de Serviço Social. PR, Brasil.

Estudante do 4º ano do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina/PR. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do projeto de pesquisa “Questão social e religião: possíveis implicações na prática profissional do Assistente Social”

Alessandra Tosti da Silva, Universidade Estadual de Londrina, Curso de Serviço Social. PR, Brasil.

Estudante do 4º ano do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina/PR. Bolsista de Iniciação Científica (Fundação Araucária) do projeto de pesquisa “Questão social e religião: possíveis implicações na prática profissional do Assistente Social”

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Publicado

2017-07-24

Como Citar

SILVA, Claudia Neves da; TERUEL, Júlia Mirian; SILVA, Alessandra Tosti da. Manifestações Religiosas no Espaço Acadêmico: Interferências no Processo Pedagógico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 163–168, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p163-168. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4190. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos