Investigações a Respeito das Habilidades Matemáticas de Licenciandos em Pedagogia na Modalidade a Distância

Autores

  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Unopar/ Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.
  • Rui Marcos de Oliveira Barros Doutor em Matemática Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p317-326

Resumo

As dificuldades em Matemática de licenciandos de Pedagogia têm sido apontadas por autores, como Mandarino, Curi, Gatti e Oliveira, tanto na formação inicial quanto na atividade docente. O conhecimento do panorama educacional desses licenciandos associado ao estudo desses autores motivou a busca de respostas para a questão norteadora deste trabalho: como se configuram as habilidades matemáticas dos licenciandos em Pedagogia, na modalidade a distância, acerca dos temas “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas”? A pesquisa utilizou a triangulação de coleta de dados, envolvendo quarenta e sete licenciandos, que já haviam cursado as disciplinas de formação matemática. Estes responderam, por escrito, a questões que foram elaboradas com base nos descritores de matemática para Prova Brasil do 5º ano do Ensino Fundamental - SAEB. Aponta-se que, para construir uma formação teórica consistente, o pedagogo deve possuir, no mínimo, as mesmas habilidades que deseja para os seus alunos.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Matemática. Prova Brasil. Educação a Distância.

 

Abstract

The mathematics difficulties in Pedagogy teaching degree have been pointed out by authors such as Mandarino, Curi, Gatti and Oliveira both in initial training, and in teaching activity. The educational panorama knowledge of these students, associated with the study of these authors, motivated the search for answers to the guiding issue of this study: How are the mathematical skills of Pedagogy undergraduates in a distance learning mode configured, concerningthe “Space and Form” and “Quantities and Measurements” themes? The research used the Triangulation of dates with47 undergraduates, who had already attended the mathematics education disciplines. They replied in writing to various issues, which had been elaborated based on the mathematics descriptors to the “Prova Brazil” from the 5th grade of Elementary Education (SAEB). It is pointed out that for a consistent theoretical training, the pedagogue must have at least the same desirable skills as their students’.

 

Keywords: Pedagogy. Mathematics. Prova Brasil. Distance Learning.

Biografia do Autor

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar/ Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, docente do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Docente da Educação Básica.

Rui Marcos de Oliveira Barros, Doutor em Matemática Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutor em Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

SAMPAIO FIGUEIREDO, Helenara Regina; DE OLIVEIRA BARROS, Rui Marcos. Investigações a Respeito das Habilidades Matemáticas de Licenciandos em Pedagogia na Modalidade a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 317–326, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p317-326. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4186. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos