Uma Visão Histórica, Psicológica e Pedagógica sobre o Fracasso Escolar

Autores

  • Vera Lucia Xavier da Silva Marcato
  • Mário Molari

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p276-284

Resumo

O presente artigo busca demonstrar como as concepções do fracasso escolar vêm sendo construída ao longo da história da educação por meio de teorias psicológicas e pedagógicas que buscam justificá-lo. Os aspectos pedagógicos: avaliação, currículo escolar e metodologias adotadas na prática em sala de aula servem para manutenção dos mitos e preconceitos que o envolvem. A formação profissional inicial e continuada dos professores e os fatores envolvendo a família e a sociedade são investigados procurando desmitificar a culpabilização dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A criação da escola para o povo, mas que evidencia a cultura dominante, procura homogeneizar o pensamento, os saberes e o comportamento das crianças oriundas das classes populares, preterindo sua cultura, distanciando de sua realidade, rotulando-os como alunos com problemas de aprendizagem por meio de diagnósticos e teste clínicos ou ainda, como patologizantes de problemas psicológicos advindos da família “desestruturada”. O aluno ideal, desejado pelo professor, é minoria na escola pública, provocando uma frustração no docente que possuí um ideário sobre o discente que não se apresenta de fato. As considerações finais evidenciam que os estereótipos que tendem culpabilizar a criança, a família, o professor e a instituição são reflexos de uma sociedade capitalista, individualista que naturaliza a exclusão social em benefício da modernização e da globalização dos interesses econômicos.

 

Palavras-chave: Fracasso Escolar. Família. Preconceito.

 

Abstract

This article aims at demonstrating how the conceptions of school failure have been constructed along the education history through pedagogical and psychological theories that seek to justify it. The pedagogical aspects: evaluation, the school curriculum and methodologies adopted in practice in classroom serve for maintenance of the myths and prejudices that involve the idea of failure. The initial vocational training and continuum teacher´s education and the factors involving the family and society are investigated, thus seeking to demystify the guilt of the agents involved in the process of teaching and learning. The creation of a school for the people, but that evidences the dominant culture, seeks to homogenize the thought, the knowledges and the children´s behavior from the popular classes, diminish their culture, distancing themselves from their reality, labelling them as students with learning problems by means of diagnostics and clinical tests or, still, as pathologizing people of psychological problems deriving from “broken” families. The ideal student, desired by the teacher, is the minority in the public school, causing a frustration in the faculty, which has a rationale on the student that is not in fact. The final considerations demonstrate that stereotypes that tend to blame the child, family, the teacher and the institution are reflections of a capitalist society, individualistic, that naturalizes the social exclusion in favor of modernisation and globalisation of economic interests.

 

Keywords: School Failure. Family. Prejudice.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

MARCATO, Vera Lucia Xavier da Silva; MOLARI, Mário. Uma Visão Histórica, Psicológica e Pedagógica sobre o Fracasso Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 276–284, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p276-284. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4167. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos