Profissional Liberal na Universidade: a Constituição do Saber Docente no Início de Carreira

Autores

  • Elenice Padoin Juliani Engel
  • Gildo Volpato

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p266-275

Resumo

Os profissionais liberais, na maioria das vezes, tornam-se professores universitários pelos conhecimentos específicos e experiências que trazem de suas áreas de formação sem a formação específica para este fim. Os anos iniciais da carreira são extremamente importantes na constituição dos saberes docentes por ser um período marcado pelas descobertas, incertezas e experimentações. Neste sentido, este estudo buscou compreender como o profissional liberal docente em início de carreira se constitui professor do ensino superior identificando as fontes de saberes que dão sustentação as suas ações pedagógicas e quais são os principais influenciadores. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas aplicadas a treze professores da área de ciências sociais aplicadas, com até cinco anos de docência em uma Universidade Comunitária Catarinense. Os resultados obtidos e categorizados por meio da análise de conteúdo demonstraram que os saberes docentes estão alicerçados, principalmente, nos conteúdos das disciplinas que ministram e na experiência da prática profissional, refletindo uma ação centrada no ensino. As atualizações profissionais por meio de cursos e os valores pessoais herdados da família são também fontes de constituição do saber docente, assim como os saberes advindos da própria experiência na docência, construídos a cada semestre letivo. As primeiras influências que tiveram no início da docência foram de seus próprios professores da graduação e da pós-graduação, pois buscaram neles exemplos de postura, formas de apresentação dos conteúdos, metodologias de ensino, relacionamento com os alunos e critérios de avaliação.

 

Palavras-chave: Docência Universitária. Saberes Docentes. Profissional Liberal. Prática Pedagógica.

 

Abstract

The majority of freelancers, who become university professors due to their area specific knowledge and experience, do so without having the specific training for this purpose. The initial career years are extremely important in the constitution of teaching knowledge, standing as a period marked by discoveries, uncertainties and trials. Thus, this study seeks to understand how an early-stage teaching professional constitutes themselves as a professor of higher education by identifying the sources of knowledge supporting their educational activities along with their key influences. A qualitative research approach using semi-structured interviews was applied to thirteen teachers in the field of applied social sciences, each having up to five years of teaching experience in a community university of Santa Catarina. The results obtained and categorized by content analysis, show that faculty knowledge is founded mainly in their respective teaching disciplines and experience of professional practice, reflecting an action-centered education. Course driven professional upkeep, and family inherited personal values are also sources of teacher knowledge along with knowledge arising from teaching experience each semester. Their first teaching influences are their undergraduate and post-graduate teachers in whom they seek postural exemplification, forms of content presentation, teaching methods, student interaction, and evaluation criteria.

 

Keywords: University teaching. Teacher knowledge. Freelancer. Teaching Practice

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

ENGEL, E. P. J.; VOLPATO, G. Profissional Liberal na Universidade: a Constituição do Saber Docente no Início de Carreira. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 266–275, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p266-275. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4166. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos