Percurso Profissional de Acadêmicos de Pedagogia Acordo Brasil\Japão

Autores

  • Edenar Souza Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p260-265

Resumo

Este artigo é um fragmento da tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem como objetivo apresentar o percurso profissional de sujeitos brasileiros que foram para o Japão na condição de decasségui e se tornaram professoras, bem como também apresentar os resultados desse percurso. Para tanto, fez-se um retrospecto do percurso profissional desde o processo migratório iniciado em 1980, vivenciado por esses sujeitos, até a inserção e conclusão do curso de Pedagogia oferecido pela UFMT (Brasil) em parceria com a Universidade Tokai (Japão), período 2009\2014. O universo de sujeitos desse curso de Pedagogia no Japão abrange 300 alunos. Este artigo aborda também as dificuldades para a escolarização dos filhos de brasileiros e a criação do curso de Pedagogia Acordo Brasil/Japão. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa foram as narrativas orais e escritas. As fontes das narrativas foram: Memórias de Estudante, Questionário Eletrônico Socioeconômico, Entrevista Narrativa e Registros do Trabalho de Conclusão do Curso. Os resultados alcançados revelaram que a trajetória profissional dessas professoras sofreu uma transição e por questões familiares elas se inseriram na escola. Quando se perceberam professoras, visualizaram a necessidade de qualificação profissional. A oportunidade de cursar Pedagogia, o contato com as aprendizagens durante o estágio, a teoria durante o período de formação e a troca de conhecimento com as colegas de curso construíram elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.

 

Palavras-chave: Percurso Profissional. Movimento Decasségui. Aprendizagem na Docência. Narrativas.

 

Abstract

This study is a PhD final thesis fragment introduced to the Graduate Program of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) and it aims to show the professional route of Brazilian subjects who went to Japan under the condition of dekasegi and became teachers, as well as to show the results of this route. For that, it has been looked back since the migration process in 1980, lived by these subjects, until the insertion and conclusion of the Pedagogy program offered by UFMT (Brazil) in partnership with Tokai University (Japan), 2009/2014 period. The Pedagogy program universe contains 300 students. This article also includes the schooling difficulties of the Brazilian´s children and the foundation of the Pedagogy program Brazil/Japan Agreement. The research data collecting instruments were the oral and written narratives. The sources of the narratives were Student Memories, Electronic Socioeconomic Questionnaire, Narrative Interview and Registers Completion of Course Work. The achieved results revealed that the professional route of these teachers suffered a transition and for familial reasons they got into school. When they realized themselves as teachers, they visualized a need of professional qualification. The opportunity of studying pedagogy, the learning contact during the internship, the theory during the education period and the knowledge exchange with classmates built significant elements, which resulted in teacher learning, strengthening the meaning of what being a teacher is.

 

Keywords: Professional Route. Dekasegui Movement. Learning in Teaching. Narratives.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

MONTEIRO, Edenar Souza. Percurso Profissional de Acadêmicos de Pedagogia Acordo Brasil\Japão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 260–265, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p260-265. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4165. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos