Os Usos do Livro Didático no Currículo Praticado na Alfabetização

Autores

  • Benedito Gonçalves Eugênio
  • Marisonia Freire Correia

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p251-259

Resumo

O livro didático é um dos principais materiais utilizados pelos professores na escola, tornando-se, muitas vezes, definidor do currículo. Mesmo com a importância a ele atribuída na cultura da escola, questões referentes ao livro didático ainda são pouco tratadas nas disciplinas dos currículos de formação de professores.Este artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi discutir os usos do livro didático nas classes de alfabetização. Para a recolha dos dados, entrevistamos e observamos as aulas de três professoras alfabetizadoras em escolas de Vitória da Conquista-Ba. As análises destacam o papel e a importância que os livros didáticos assumem no cotidiano do trabalho das docentes pesquisadas.

 

Palavras-chave:Livro Didático. Alfabetização.Sala de Aula.

 

Abstract

The textbook is one of the main materials used by teachers in the school, and several times it defines the curriculum. Even with the importance ascribed to it in school culture, issues related to the textbook are still poorly treated in the curriculum subjects of teacher training. This article presents the results of an investigation whose purpose was to discuss the use of textbook in literacy classes. To collect the data, we interviewed and observed classes of three literacy teachers in schools in Vitória da Conquista, Bahia. The analysis highlight the role and the importance that textbooks play in daily work of the teachers surveyed.

 

Keywords: Textbook. Literacy. Classroom

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

EUGÊNIO, B. G.; CORREIA, M. F. Os Usos do Livro Didático no Currículo Praticado na Alfabetização. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 251–259, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p251-259. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4164. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos