Natureza Epistemológica dos Objetos de Aprendizagem para Ensino de Química no Ensino Médio

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
  • João Bernardes da Rocha Filho
  • Lori Viali
  • Regis Alexandre Lahm

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p245-250

Resumo

Este artigo enfoca uma análise de Objetos de Aprendizagem disponíveis para o ensino de Química, propondo uma identificação quanto à sua natureza epistemológica. A utilidade do estudo tem relação com a necessidade de que o professor se aproprie do processo educativo, o que implica sua definição epistemológica perante o ensino, escolhendo Objetos de Aprendizagem alinhados com sua própria prática. Fez-se consulta a repositórios de Objetos de Aprendizagem e em sites que disponibilizam páginas com jogos educacionais para que se pudesse categorizar esses instrumentos. Conclui-se que alguns desses objetos reproduzem práticas empiristas, desconhecendo a história dos estudantes e tratando todos como se partissem de conhecimento nenhum, restringindo-se a um avanço tecnológico às tradicionais aulas transmissivas. Outros Objetos de Aprendizagem usam estratégias que valorizam o desenvolvimento sócio-histórico do estudante e fazem com que o conhecimento já estabelecido sirva de conector para o novo conhecimento, apresentando caráter construtivista.

 

Palavras-chave: Teorias de Aprendizagem. Tecnologia. Pesquisa.

 

Abstract

This article focuses an analysis of Learning Objects available for Chemistry teaching, proposing an identification regarding its epistemological nature. The usefulness of the study is related to the need that the teacher takes ownership of the educational process, which entails its epistemological definition of the school setting, choosing Learning Objects aligned with their own practice. There was consultation in Learning Objects repositories and in sites that offer pages with educational games that could characterize these instruments. It was concluded that some of these objects reproduce empiricist practices, unknowing the history of students and treating everyone as if they are unconscious to their own knowledge, restricting to a technological breakthrough to traditional transmissive classes. Other Learning Objects have used strategies that value the socio-historical development of the student, making the knowledge already established like a connector to the new knowledge, with constructivist character.

 

Keywords: Learning Theories. Technology. Research.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel; DA ROCHA FILHO, João Bernardes; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. Natureza Epistemológica dos Objetos de Aprendizagem para Ensino de Química no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 245–250, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p245-250. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4163. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos