Estudantes-Trabalhadores e a Influência da Graduação na Disposição para Agir e Crer

Autores

  • Maria Socorro Torquato

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p240-244

Resumo

Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa realizada entre estudantes-trabalhadores do curso de graduação de Pedagogia da Universidade Bandeirante de São Paulo, campus Osasco, que procurou verificar a ocorrência de mudança de hábitos, comportamentos, gostos e crenças desses estudantes, em decorrência do curso. Para tanto, utilizando um questionário, foram traçados os perfis dos estudantes - tanto ingressantes como dos veteranos - em relação ao nível socioeconômico e aos hábitos culturais, contrastando-os. Recorreu-se, ainda, ao uso de um formulário cujo propósito era identificar com maior precisão as informações obtidas pelo questionário. Aplicando o conceito de disposição do sociólogo Bernard Lahire (2002; 2004; 2007), foram detectadas mudanças na disposição para crer, porém, não na disposição para agir.

 

Palavras-chave: Estudante-Trabalhador. Disposição. Hábitos. Mudança.

 

Abstract

This paper shows the results of a survey carried out among student-workers in the Education course at Bandeirantes University of São Paulo, Osasco campus, aimed to verify the occurrence of changes in habits, behavior, likes, and beliefs of these students with respect to the course. The profile of entering and veteran students was drawn up using a questionnaire concerning their social-economic level and cultural habits, which were then compared. A form to identify the information obtained by the questionnaire with greater precision was also used. Bernard Lahire (2002, 2004) concept of willingness was used to detect changes in the willingness to believe, but not in the willingness to act.

 

Keywords: Student-Worker. Willingness. Habits. Change.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

TORQUATO, Maria Socorro. Estudantes-Trabalhadores e a Influência da Graduação na Disposição para Agir e Crer. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 240–244, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p240-244. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4162. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos