Concepções das Professoras e Trabalho Educativo Voltado aos Alunos portadores de TDAH

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Mariene Volk

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p220-231

Resumo

Uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes na prática em sala de aula diz respeito ao atendimento de crianças que tenham Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, surgindo o interesse em melhor compreender essa problemática. Assim, o presente estudo tem por objetivo investigar as concepções de professores de uma escola municipal da cidade de Naviraí sobre TDAH, buscando perceber como é o trabalho educativo desenvolvido em sala de aula com alunos que apresentam esse tipo de transtorno. A pesquisa de campo de natureza qualitativa foi desenvolvida mediante a análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola e análise de laudos médicos de alguns alunos. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram alunos portadores de TDAH. Os resultados indicam que o TDAH se trata de um transtorno genético, que interfere no comportamento dos alunos, causando desatenção e impulsividade. Quanto à prática, nem todas as professoras usam metodologia diferenciada, apenas uma trabalha com materiais diversificados e todas afirmam não ter apoio da coordenação escolar. Apesar de terem um número excessivo de alunos em sala e poucos recursos para trabalhar com portadores de TDAH, as professoras conseguem contribuir com a aprendizagem desses alunos. Quanto ao trabalho desenvolvido por itinerantes, as docentes entendem que esse auxílio ajuda o aluno portador de TDAH na aprendizagem a prestar mais atenção nas aulas.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Transtornos. Dificuldades de Aprendizagem. TDAH.

 

Abstract

One of the difficulties faced by teachers in teachin classes concerns to the care of children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD, arising interest in better understanding this problem. Thus, the present study aims to investigate the views of teachers from a municipal school in Naviraí about ADHD, trying to discern how the educational work is developed in the classroom with students with this type of disorder. A qualitative field research was developed through the analysis of the school’s Pedagogical Political Project (PPP), and analysis of medical reports of some students. Semi-structured interviews were also performed with three teachers of the early years of elementary school, who had students with ADHD. The results indicate that ADHD is not a genetic disorder that affects the students’ behavior, causing inattention and impulsivity. About the practice, not all teachers use differentiated methodology, just one works with diverse materials, and all said they have no support from the school coordination. Despite having an excessive number of students in class and few resources to work with ADHD children, teachers can contribute to the learning of these students. With respect to the participation of cooperators, the teachers understand that such aid helps the ADHD students in learning and paying more attention in class.

 

Keywords: Elementary School. Disorders. Learning Difficulties. ADHD.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

GONÇALVES, Josiane Peres; VOLK, Mariene. Concepções das Professoras e Trabalho Educativo Voltado aos Alunos portadores de TDAH. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 220–231, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p220-231. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4160. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos