Cinema e Literatura: do Clássico ao Moderno

Autores

  • Josiane Luzia Evangelista
  • Rosemari Bendlin Calzavara

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p216-219

Resumo

O cinema e a literatura mantêm uma relação quase tão antiga quanto o próprio surgimento do cinema. A sétima arte, corroborando o seu potencial narrativo, aliou-se a um modo já consagrado de contar histórias, a literatura. O presente trabalho traz reflexões sobre a aplicação de sequências didáticas utilizando como ferramenta tecnológica a mídia cinema para os conteúdos de literatura, na disciplina de Língua Portuguesa. A proposta de trabalho em sala de aula foi desenvolvida em duas turmas do primeiro ano do ensino médio, em um colégio estadual no município de Ibiporã, Paraná e seguiu, de acordo com Antoni Zabala (1998), uma sequência didática. Foram desenvolvidas atividades baseadas no conto clássico da literatura infantil A Bela Adormecida, recentemente transposto para o cinema com nova releitura intitulada Malévola, adaptação que tem como público alvo adolescentes, jovens e adultos, transportando a literatura infantil para a literatura infantojuvenil por meio da arte cinematográfica.

 

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Sequência Didática. Prática Docente.

 

Abstract

Cinema and literature have a relationship almost as old as the emergence of cinema. The seventh art, corroborating its potential narrative, allied itself to an already established way of storytelling, the literature. This work reflects on the application of didactic sequences using as a technological tool the media cinema for literature content, in the discipline of Portuguese Language. The proposal of working in the classroom was developed in two classes of the first year of high school, in a state school in the city of Ibiporã, Paraná, and followed a didactic sequence, according to Antoni Zabala (1998). . Some activities were developed based on the classic tale children’s literature Sleeping Beauty which has recently been transposed into cinema with a new remake titled Maleficent, adaptation that’s as target audience teenagers, youth and adults, carrying children’s literature to youth literature through cinematographic art.

 

Keywords: Literature. Cinema. Didactic Sequence. Teaching Practice.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

EVANGELISTA, J. L.; CALZAVARA, R. B. Cinema e Literatura: do Clássico ao Moderno. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 216–219, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p216-219. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4159. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos