A História da Ciência Mediante Análise Fílmica

Autores

  • Juliana Yporti de Sena
  • Mário Cézar Alves Ferreira
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p194-201

Resumo

A atividade como cinema em sala de aula exige do professor uma série de procedimentos pedagógicos, aos quais deve o professor estar sempre atento, pois são fundamentais para o sucesso da aula. Sabendo dessa importância, este trabalho apresenta uma reflexão sobre um procedimento metodológico pautado na pedagogia histórico-crítica, utilizado por um professor de Ciências e um professor de História, aplicado a uma turma de quatro alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular de Londrina, no ano de 2014. De natureza qualitativa, o trabalho foi embasado nos pressupostos teóricos da pedagogia Histórico-Crítica, do Professor Gasparin e teve como substrato os conteúdos Radiação e a Construção do Conhecimento Científico, apresentados por meio do filme “Madame Curie”, baseado na biografia da famosa cientista, escrita por sua filha, Eve Curie. Ao utilizarem o filme, veiculando conteúdos de química e de história da ciência, professores e estudantes puderam discutir e analisar, de forma mais crítica e interativa, o modo como se dá a construção do conhecimento científico. Outra contribuição desta abordagem metodológica é o aspecto lúdico, crítico e reflexivo, contrapondo-se à abordagem tradicional. Dentre os resultados promissores da experiência didática destaca-se a mobilização de um espaço para formação cidadã, no qual os educandos tiveram a oportunidade de desmitificar visões estereotipadas sobre os conteúdos trabalhados.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Representações Fílmicas. Madame Curie.

 

Abstract

Classroom activities using movies require a series of educational procedures from teachers, procedures that teachers must always be aware of because they are critical to the success of the class. Knowing about the importance of this, this study presents a reflection on a methodological procedure guided by the historical-critical pedagogy, used by a Science and a History teacher, applied to a four-student group from a private school in Londrina, students who are in Elementary School II in 2014. The paper, having a qualitative nature, was based on the Teacher Gasparin´s theoretical assumptions of the historical-critical pedagogy and had as substrate the contents such as Radiation and the Construction of Scientific Knowledge, presented by the film “Madame Curie”, based on the biography of the famous scientist, written by her daughter, Eve Curie. By using the film, conveying chemical contents and the Science history, teachers and students were able to discuss and analyze more critically and interactively, the way the construction of scientific knowledge is performed. Another contribution of this methodological approach is its ludic, critical and reflexive aspect, in contrast to the traditional approach. Among the promising results of the teaching experience, the mobilization of a space for civic education, in which students had the opportunity to demystify stereotypical views about the contents, is highlighted.

 

Keywords: Interdisciplinarity. Filmic representations. Madame Curie

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DE SENA, Juliana Yporti; FERREIRA, Mário Cézar Alves; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. A História da Ciência Mediante Análise Fílmica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 194–201, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n3p194-201. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4156. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos