Impacto do Ensino para o Desenvolvimento de Habilidades Fonológicas e Morfológicas em Prol da Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Autores

  • Andréia Alves Correa Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
  • Viviane do Rocio Barbosa Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p197-208

Resumo

O presente artigo visa apresentar o impacto de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. Participaram 94 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, distribuídos em três Grupos experimentais - Turma E (programa de ensino para o desenvolvimento da consciência fonológica), Turma D (programa de ensino para o desenvolvimento da consciência morfológica), Turma C (programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas) - e um grupo de Controle (Turma A). Os estudantes foram submetidos a pré-teste, intervenção e pós-teste. Os resultados obtidos sugerem que a prática pedagógica desenvolvida no primeiro ano do Ensino Fundamental deve ocupar-se do desenvolvimento da consciência fonológica, principalmente, da consciência fonêmica, dada sua importância na aprendizagem do princípio alfabético e, acrescentar a esta prática o ensino explícito de habilidades morfológicas, tendo em vista que os resultados obtidos, neste estudo, sustentam que o ensino explícito de elementos sonoros e elementos mórficos, de forma conjugada, gera efeitos positivos em termos de aprendizagem da leitura e da escrita.


Palavras-chave: Consciência Fonológica. Consciência Morfológica. Ensino.


Abstract
The present article aims to present the impacts of a teaching program aimed at the development of metaphonological and metamorphological abilities on reading and writing learning. A total of 94 students from the 1th grade of Elementary School, distributed in three experimental Groups - Class E Teaching for the development of phonological awareness), Class D (teaching program for the development of morphological awareness), Class C (teaching program for the development of metaphonological and metamorphological skills) - and a Control Group (Class A). The students were subjected to pre-test, intervention and post-test. The results suggest that the pedagogical practice developed in the first year of elementary school should focus on the development of phonological awareness, mainly phonemic awareness, given its importance in learning the alphabetical principle and add to this practice the explicit teaching of morphological skills , Considering that the results obtained in this study bear that the explicit teaching of sound elements and morphic elements, in combination, generates positive effects in terms of reading and writing skills’ learning.

Keywords: Phonological Awareness. Morphological Awareness. Teaching.

Biografia do Autor

Andréia Alves Correa, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Mestranda pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professora da FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO e FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, orientadora no programa pnaic (mec) da Universidade Federal do Paraná, função gratif, de diretor escolar porte iii da Prefeitura Municipal de Sao Jose dos Pinhais e função gratificada de diretor porte ii da Prefeitura Municipal de Sao Jose dos Pinhais. Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ciclos, formação de professores e alfabetização.

Viviane do Rocio Barbosa, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Paraná (2000), bem como Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Participou de um estágio sanduíche realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), em Portugal (2011-2012). Atuou como Professora Substituta no DTPEN, da Universidade Federal do Paraná (2013-2015) e Alfabetizadora, na Regional do Portão (2013-2015), pela PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Atualmente é pedagoga na Escola Municipal Albert Schweitzer e professora do curso de Pedagogia da FANEESP - Araucária. Além disso atua como professora em cursos de especialização e foi Formadora do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em 2012-2013. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, habilidades metalinguísticas, consciência morfológica, didática, metodologia da ação docente, formação de professores, aprendizagem e prática docente, organização do trabalho pedagógico, metodologia do ensino da Língua Portuguesa.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Professora aposentada como Associada II, atualmente permanece como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

CORREA, Andréia Alves; BARBOSA, Viviane do Rocio; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Impacto do Ensino para o Desenvolvimento de Habilidades Fonológicas e Morfológicas em Prol da Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 197–208, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p197-208. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4136. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos