Gêneros Textuais Digitais em Livros Didáticos de Espanhol

Autores

  • Alessandra Pires Gutierrez Rede Básica de Ensino do Paraná/SEED. PR. Brasil.
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7175-338X

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p44-51

Palavras-chave:

Gêneros Digitais. Gêneros Textuais. Letramento Digital.

Resumo

Este estudo analisa as duas coleções de livros didáticos de língua espanhola voltadas ao Ensino Médio indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático. O objetivo foi identifcar se os livros abordam os gêneros digitais e, se sim, de que maneira eles são trabalhados. Para embasar a investigação foram utilizados vários teóricos que discutem os conceitos de gêneros textuais/digitais e de letramento digital, entre eles Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos dos Santos Xavier e outros. Após a elaboração da fundamentação teórica, são feitas análises quantitativas e descritivas das coleções escolhidas. A quantitativa consiste em observar a incidência dos gêneros nos livros das coleções, e as descritivas buscam evidenciar as principais características dos gêneros digitais encontrados na coleção Enlaces, a partir de vários estudiosos dos gêneros discursivos e comparar com a maneira que são propostos nos livros. Ficou claro que a abordagem dos gêneros digitais ainda é recente e alguns livros não os mencionam. Quando isso é feito, abordam de maneira descontextualizada. Porém, observou-se um avanço em relação ao trabalho com os chamados gêneros tradicionais, pois todos os volumes buscam discuti-los quanto à composição, à temática, ao estilo e às condições de produção e circulação.


Palavras-chave: Gêneros Digitais. Gêneros Textuais. Letramento Digital.

Abstract

This study analyzes the two collections of Spanish-language textbooks directed to high school indicated by PNLD 2015. It aims at identifying whether the books approach digital genres and, if so, how they are applied. In order to support the research, several theoretical frameworks were used to discuss the concepts of textual / digital genres and digital literacy, among them Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Antônio
Carlos dos Santos Xavier and others. After the elaboration of the theoretical basis, it is made a quantitative and descriptive analysis of the chosen collections. The quantitative approach consists of observing the incidence of the genres in the books, and the descriptive ones aim at evidencing the main characteristics of the digital genres found in the Enlaces collection, from several scholars of the discursive genres and compare with the way they are proposed in the books. It has become clear that the approach of digital genres is still recent and some books do not mention them. When this is done, they approach them in a decontextualized way. However, an advance was observed in relation to the work with the socalled traditional genres, since all volumes seek to discuss them as to composition, theme, style and conditions of production and circulation.

Keywords: Digital Genres. Textual Genres. Digital Literacy.

Biografia do Autor

Alessandra Pires Gutierrez, Rede Básica de Ensino do Paraná/SEED. PR. Brasil.

Especialista em Ensino e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Londrina. Professora de língua espanhola na rede pública de ensino do Paraná.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. PR, Brasil.

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP.

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

GUTIERREZ, Alessandra Pires; STORTO, Letícia Jovelina. Gêneros Textuais Digitais em Livros Didáticos de Espanhol. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 44–51, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p44-51. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4114. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos