Divulgação Científica e Partilha Docente: a Experiência com o Website PLANPED

Autores

  • Rosangela Maria de Almeida Netzel Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil
  • Marilu Martens Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p409-413

Resumo

Como as novas tecnologias podem colaborar no planejamento e na prática docente? Essa foi a problemática que gerou o Website PLANPED (Planejamento Pedagógico), uma extensão da pesquisa empreendida com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN-UTFPR-LD). A relevância desse tema se deve ao fato de que a tecnologia tem revolucionado diversos setores e pode atuar como instrumento docente, agilizando tarefas cotidianas. Desse modo, com o objetivo de divulgar a pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, o website complementou o programa digital desenvolvido, facilitador da produção do Plano de Aula com foco na abordagem de literatura infantil. Além disso, a partir do website foram propiciadas trocas de experiências entre os colaboradores dos testes de aplicação do produto, participantes de um curso de extensão. Descrevendo esse percurso, neste relato de experiência, o referencial teórico principal se constitui de estudos sobre novas tecnologias, outros quanto à voz dos professores em questões relativas ao ensino, além de considerações relativas ao Plano de Aula e a metodologias para o trabalho com literatura na escola. Pretende-se encorajar outros docentes ao uso e/ou exploração de ferramentas de produção, busca e partilha de conteúdos digitais relativos ao ensino de linguagens e suas tecnologias.

Palavras-chave: Novas Tecnologias. Planejamento. Literatura.


Abstract
How can new technologies collaborate in planning and in the teaching practice? This question motivated the creation of the Website PLANPED (Pedagogical Planning), which is an extension of the Professional Master in Teaching’s research (UTFPR-LD), with teachers from the first years of elementary school. This subject is relevant because technology has revolutionized several sectors in society and it can act as a teaching tool, making everyday tasks easier. Thus, with the purpose of disseminating the qualitative, bibliographic and the field researches, the website contributed with the digital program, facilitator of the Lesson Plans production focusing on children’s literature approach. In addition, the website provided experiences exchange among the collaborators of the product application test, participants of an extension course. Describing this route, in this experience report, the main theoretical basis consists of studies about new technologies, others about the teachers’ voice in terms of teaching, besides considerations about the Lesson Plan and about the methodologies to work with literature in schools. It is intended to encourage other teachers to use and / or explore tools of production, research and sharing of digital content which are related to the languages teaching and its technologies.

Keywords: New Technologies. Planning. Literature. PLANPED Website.

Biografia do Autor

Rosangela Maria de Almeida Netzel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil

Mestre em Ensino de Ciências Humanas pela UTFPR - LD. Atua na área de Educação.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

NETZEL, Rosangela Maria de Almeida; OLIVEIRA, Marilu Martens. Divulgação Científica e Partilha Docente: a Experiência com o Website PLANPED. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 409–413, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p409-413. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4098. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos