A Construção do Sujeito-Aluno a partir de Leituras no Livro Didático de Língua Portuguesa: uma Aplicação do Método Recepcional

Autores

  • Guilherme Primo de Mendonça Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.
  • Evandro de Melo Catelão Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p300-305

Resumo

Este estudo busca discutir os procedimentos de leitura em um gênero textual presente no livro didático de Língua Portuguesa da Educação Básica. Assentado no Método Recepcional, 5ª etapa: ampliação do horizonte de expectativas, o trabalho relaciona os modos de leitura presentes no livro com o Método apresentado pelas autoras e outros que levam em conta o processo de ensino e aprendizagem sob o viés sociointeracionista. A leitura, considerada um trabalho social, seria praticada pelos sujeitos com o propósito de ligação dos contextos de leitura em um processo interativo. A análise abarcou, no livro didático, o gênero discursivo conto popular para a aplicação do Método, que foi discutido levando em conta a possibilidade de o aluno vir a refletir sobre novas atitudes quanto à apropriação de leituras. Em seguida, foi relacionado o conteúdo das várias superfícies do texto (horizontes de compreensão textual) com as atividades propostas, observando como ocorria a contribuição das atividades para a ampliação pós-leitura. O resultado obtido revelou um cenário negativo sob o ponto de vista do que se tem discutido a respeito dos livros didáticos, principalmente, os de Língua Portuguesa. Visualizou-se que grande parte das atividades privilegia um trabalho monológico, não reflexivo (atividades de cópias, compreensão/decodificação), mesmo quando o gênero utilizado propiciava trabalhos com cunho dialógico e o exercício efetivo de ampliação de horizontes. Percebeu-se que a pesquisa pode ser utilizada, ainda, como encaminhamento didático ao docente, assumindo um papel de interlocutor no uso de estratégias, visando leituras significativas (horizonte máximo).


Palavras-chave: Educação Básica. Livro Didático. Método Recepcional. Ensino.


Abstract
This study seeks to discuss the procedures for reading in a textual genre present in the textbook of Portuguese language of basic education. Based on the Recepcional Method, 5th step: expanding the horizon of expectations, the work herein lists the reading modes present in the book with the Method presented by the authors and others who take into account the teaching and learning process under the socio-interactionist bias. Reading, considered a social work would be practiced by the subjects with the purpose of connecting reading contexts in an interactive process. The analysis encompassed in the textbook the discursive genre folk tale for the application of the Method, which was discussed taking into account the possibility of the student reflect on new attitudes about the appropriation of his or her readings. Then, the content of various surfaces of the text was compared (textual understanding horizons) with the proposed activities, observing how the contribution of activities was to the expansion after the reading. The results obtained revealed a negative scenario from the point of view of what has been discussed about the textbooks, mainly the Portuguese language.It was realized that most activities favor a monologist, non-reflexive work (activities, understanding/decoding), even when the genre used provided works with Dialogic nature and the effective exercise of expanding horizons. It was noticed that the search can be used also as a didactic teaching to forwarding assuming a role of interlocutor in strategies aimed at significant readings (horizon).

Keywords: Basic Education. Textbook. Recepcional Method. Teaching.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

MENDONÇA, Guilherme Primo de; CATELÃO, Evandro de Melo. A Construção do Sujeito-Aluno a partir de Leituras no Livro Didático de Língua Portuguesa: uma Aplicação do Método Recepcional. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 300–305, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p300-305. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4090. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos