Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, da Natureza e Sociais. PR. Brasil
  • Vanderley Flor da Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p414-423

Resumo

Para suprir as necessidades de uma prática pedagógica inclusiva, o Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA tem representado uma possibilidade qualitativa para com as intenções e a efetivação da inclusão educacional no contexto educacional brasileiro. Portanto, esta pesquisa emergiu da seguinte questão de investigação: de que maneira o Desenho Universal para a Aprendizagem tem sido contemplado nas publicações científicas brasileiras? Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa a revisão sistemática das produções científicas brasileiras dispostas e selecionadas no banco de dados do Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, que possibilitou a análise de 23 produções. Estes estudos foram classificados e organizados em quatro categorias: (i) que apresentam resultados referentes a um levantamento bibliográfico selecionadas, (ii) que apresentam resultados referentes à pesquisa bibliográfica e propõe apresentar resultados de uma pesquisa de campo, (iii) que apresentam resultados para a construção/uso de um objeto de ensino e, (iv) que apresentam resultados referentes à pesquisa de campo, após análise da aplicação subsidiada ou o não uso do DUA. Como principal resultado e discussão, a pesquisa revela a necessidade de pesquisas que abordem a contribuição didática no campo da prática docente para inclusão educacional no contexto do ensino regular. As pesquisas também evidenciam a necessidade de formação docente para a implantação do DUA no planejamento de ensino e elaboração de atividades pedagógicas inclusivas, que contemplem o uso de recursos tecnológicos potencializando o processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Desenho Universal para a Aprendizagem. Revisão Sistemática. Análise. Produções Científicas.


Abstract
To supply the inclusive pedagogical practices necessities, the Universal Design for Learning (DUA, acronym in Portuguese for Desenho Universal da Aprendizagem) has represented a qualitative possibility in relation to the intentions, and implementation of the educational inclusion in the Brazilian educational context. Thus, this article has emerged from the following investigation question: how has the Universal Design for Learning been contemplated in the Brazilian scientific publications? For this purpose, as the research methodology, it is used the systematic review of the Brazilian scientific productions, in which 23 productions were selected in the Academic Google and in the Capes Periodical Portal. These studies were classified and organized in 4 categories: First, that presents selected results about a bibliographical survey; second, that shows results about the bibliographic research that intends to present results of a field research; third, results for construction/use of a teaching object, and fourth, results about the field research after the analysis of the subsided application with the DUA use or not. The main result and discussion of this research reveal the necessity of works that deal with the didactic contribution in the teacher’s practice field for educational inclusion in the regular teaching context. The bodies of research also highlighted that the teacher’s education for the DUA implementation, in the teaching and in the inclusive pedagogical activities, are necessary to contemplate the use of technological resources, maximizing the process of teaching and learning.

Keywords: Universal Design for Learning. Systematic Review. Analysis. Scientific Productions.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, da Natureza e Sociais. PR. Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina.

Vanderley Flor da Rosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR. Brasil

Doutor em Educação, na linha de pesquisa 'Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira', pela UNESP - Câmpus Marilia (2011). Possui Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP (2001). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pelo Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (1993), especialização em Administração da Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná (1995), especialização em Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN (UTFPR Câmpus Londrina). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Distribuída, Educação a Distância, Informática na Educação, e ainda: Avaliação e Gestão de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, Educação Profissional, Acessibilidade e Educação Inclusiva. Participante do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 414–423, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p414-423. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4086. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos