O Uso do Seminário Como Facilitador no Processo de Ensino e Aprendizagem de História da Química

Autores

  • Renata Aparecida Rossieri Santana Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil
  • Alcides Goya Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil
  • Givan José Ferreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p424-427

Resumo

Na interpretação do mundo pelo viés das ferramentas da Química, é essencial que se explicite seu caráter dinâmico. Assim, o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana, em contínua mudança. A História da Química, como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos. Com o objetivo de integrar o uso da oralidade em sala de aula, a História da Química e conteúdos de Química Orgânica, foi proposto um trabalho com o gênero textual oral seminário sobre o livro “Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história”, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de um colégio estadual de uma cidade paranaense. Para o seminário, os alunos foram divididos em cinco grupos e cada grupo ficou com um capítulo para a preparação, organização e apresentação. Os capítulos escolhidos foram: pimenta, noz-moscada e cravo da índia, a glicose, o fenol, compostos nitrados e a pílula. Esses capítulos foram selecionados devido ao fato de estarem em consonância com os conteúdos bimestrais da disciplina de Química. O desenvolvimento do trabalho apontou o uso do seminário como um instrumento facilitador do Ensino de Química, que proporcionou a ampliação da competência oral dos alunos e a compreensão de conceitos químicos e históricos.

Palavras-chave: Seminário. Ensino de Química. História da Química.

Abstract
In interpreting the world through the bias of Chemistry tools, it is essential that its dynamic character be made explicit. Thus, chemical
knowledge should not be understood as a set of isolated, ready and finished knowledge, but a continually changing construction of the human mind. The Chemistry History, as part of the socially produced knowledge, must permeate all the Chemistry teaching, enabling the student to understand the process of elaboration of this knowledge, with its advances, errors and conflicts. In order to integrate the use of orality in the classroom, the Chemistry History and Organic Chemistry contents, a work was proposed with the oral textual genre seminar on the book “The Buttons of Napoleon: the 17 molecules that changed the History”, in a class of 3rd year of High School, of a state School in a city from Paraná State. For the seminar, students were divided into 5 groups and each group was given a chapter for preparation, organization and presentation. The chapters chosen were: pepper, nutmeg and cloves, glucose, phenol, nitrated compounds and the pill. These chapters were selected because they were in line with the bimonthly contents of the Chemistry discipline. The development of the work pointed to the use of the seminar as an instrument facilitating the Chemistry Teaching, which provided the students with increased oral competence and understanding of chemical and historical concepts.

Keywords: Seminar, Chemistry Teaching, Chemistry History .

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

SANTANA, Renata Aparecida Rossieri; GOYA, Alcides; SANTOS, Givan José Ferreira dos. O Uso do Seminário Como Facilitador no Processo de Ensino e Aprendizagem de História da Química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 424–427, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p424-427. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4070. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos