Contribuições para o Ensino de Ciências por Investigação: um Estudo da Sistematização do Conhecimento

Autores

  • Maria Regina da Costa Sperandio Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p331-339

Resumo

ensino de Ciências por investigação pode proporcionar a participação ativa do aluno, quando abre espaço para ele dialogar, criar novas oportunidades de conhecer, de ler, de interpretar e de se expressar por meio de diferentes linguagens (fala, texto escrito, desenho, cartaz,entre outras). Este trabalho apresenta o resultado de estudos sobre o ensino de Ciências por investigação e os gêneros textuais trabalhados com alunos das oficinas pedagógicas do Ensino Fundamental I. Para a fundamentação teórico-metodológica, utilizam-se as etapas do ensino de Ciências por investigação da Sequência de Ensino Investigativo de Carvalho (2013) e também a Proposta Pedagógica do Processo de Produção de Textos apresentada por Santos (2001). A partir da pesquisa qualitativa se identificam os momentos, que demarcam as exposições orais, leitura e escrita no trabalho investigativo e, em seguida, são integradas as etapas do processo de produção textual, que podem ser consideradas no trabalho com gêneros textuais. Os estudos demostram que os momentos mais propícios da sequência investigativa para se realizar um trabalho integrado com os gêneros textuais ocorrem durante a sistematização. Nessa etapa é realizada a leitura de um texto escrito, a formulação da conclusão e o registro individual do conhecimento. Portanto, retrata-se algumas experiências realizadas em outras pesquisas e suas intencionalidades, a fim de contribuir para identificar e enriquecer as diferentes linguagens, que aparecem no contexto da sala de aula durante um trabalho investigativo. 

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino por investigação. Gêneros textuais. Ensino Fundamental.


Abstract
The Science teaching through inquiry can provide active student participation as it opens space for dialogue, create new knowledge opportunities, as well as reading and express oneself through different means of languages (speech, written text, drawing, poster, among others). This paper presents the studies’ results about the Science teaching through inquiry and the textual genres worked with students of the pedagogic workshops of Elementary School I. For the theoretical-methodological foundation, the steps of the Science teaching by inquiry were used, based on the Investigative Teaching Sequence by Carvalho (2013) and also on the Pedagogic Proposal of the Texts Production Process presented by Santos (2001). From the qualitative research, on a bibliographic and analytical approach, the moments were identified that demarcate the oral presentations, reading and writing in the investigative work and, subsequently, the textual production process steps were integrated that can be considered in working with textual genres. Studies demonstrate that the most propitious moments in the investigative sequence to achieve an integrated work with the textual genres occur during the systematization. At this stage a reading of a written text, the formulation of a conclusion and the individual knowledge record are performed. Therefore, some experiences were portrayed that were carried outin other studies and their objectives, in order to contribute to identify and enrich the different languages that show up in the classroom context, during an inquiry study.

Keywords: Science teaching. Teaching throughinquiry. Textual genres. Elementary School.

Biografia do Autor

Maria Regina da Costa Sperandio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Londrina - PR

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

SPERANDIO, M. R. da C.; ROCHA, Z. de F. D. C. Contribuições para o Ensino de Ciências por Investigação: um Estudo da Sistematização do Conhecimento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 331–339, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p331-339. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4066. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos