Um Breve Revisar de Literatura sobre a Teoria das Representações Sociais

Autores

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano. SP, Brasil
  • Pétala Gonçalves Lacerda Universidade de Taubaté, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano. SP, Brasil
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p451-457

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir informações já publicadas sobre um dos referenciais teóricos voltados à produção de conhecimentos interdisciplinares e caracterizado, também, como ferramenta para a intervenção prática, qual seja, a Teoria das Representações Sociais. Em se tratando da metodologia, este estudo se apresenta como qualitativo, descritivo e bibliográfico. Os resultados deste estudo teórico demonstram que este referencial teórico contribui no desenvolvimento de diversas pesquisas de âmbito interdisciplinar. Conclui-se que a Teoria das Representações Sociais se refere a conhecimentos, que consideram o repertório individual, a troca social e a subjetividade, sendo uma importante forma de elaboração de saber.

Palavras-chave: Referencial Teórico. Representações Sociais. Revisão de Literatura.


Abstract
This article aims to discuss information already published on one of the theoretical framework focused on production and interdisciplinary knowledge characterized also as a tool for practical intervention, namely the Theory of Social Representations. In terms of methodology, this study presents itself as qualitative, descriptive and bibliographic. The results of this theoretical study demonstrate that this theoretical framework contributes to the development of several studies in an interdisciplinary context. It is concluded that the theory of social representations refers to knowledge that consider the individual repertoire, social exchange and subjectivity, being an important form of preparation to know.

Keywords: Theoretical Framework. Social Representations. Literature Review.

Biografia do Autor

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano. SP, Brasil

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Toulouse II, França, com pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNITAU: Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP.

Pétala Gonçalves Lacerda, Universidade de Taubaté, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano. SP, Brasil

Pedagoga da Prefeitura Municipal de Taubaté. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU),

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

CHAMON, E. M. Q. de O.; LACERDA, P. G.; MARCONDES, N. A. V. Um Breve Revisar de Literatura sobre a Teoria das Representações Sociais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 451–457, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p451-457. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4063. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos