Profissionais de Ciências Contábeis: Competências Pedagógicas para o Exercício da Docência

Autores

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar
  • José Manoel da Costa Unicesumar. Professor e coordenador
  • Samira Fayez Kfouri da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p362-369

Resumo

A formação em curso superior de Bacharelado em Ciências Contábeis permite aos alunos formação para atuar especificamente no mercado. A Diretriz Curricular Nacional não restringe, mas também não determina conteúdos de formação pedagógica nas matrizes curriculares. Por isso, o profissional de contabilidade que deseja atuar em docência sente dificuldades para exercê-la. Sobre as competências pedagógicas utilizadas no exercício da atividade de docência, frente à formação pedagógica necessária para o exercício destas práticas. Foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência; identificar elementos envolvidos nas percepções dos professores sobre a formação pedagógica; apontar as necessidades de formação pedagógica para atuação docente. A análise dos dados permitiu constatar que a ausência da formação pedagógica pode ser considerada como obstáculos no exercício da docência. Pode-se concluir que a maioria dos professores, no início da docência, não possuía competências pedagógicas específicas, mas foram adquiridas com a experiência.

 

Palavras-chave: Ensino de Contabilidade. Competências Pedagógicas. Formação Pedagógica.

 

Abstract

The formation in a high education course of Bachelor Accounting Science allows students to act specifically in the market. The National Curriculum Guidelines do not restrict, but also do not determine pedagogical formation contents in the curriculum pattern. The Accountancy professional that desires to act in teaching feels difficulty succeeding in it. The aim of this study is to comprehend the perception of accounting science courses’s Professors in Londrina’s high education institutions , about the teaching competences used in the activity teaching exercise, facing the necessary pedagogical formation to the exercise of these practices. Therefore, some specific objectives were established: to deepen the knowledge concerning the high education teaching formation; to identify elements involved in the Professors´ perceptions about teaching formation; to point the necessary pedagogical formation to the teaching performance. It is a qualitative exploratory-descriptive research, which uses questionnaires as data gathering instrument with accountancy area Professors of Accounting Science in Londrina’s high education institutions. The data analysis has enabled the conclusion that the absence of pedagogical formation can be considered an obstacle in the teaching exercise. It is possible to conclude that most Professors, in the beginning of their teaching exercise, did not possess the specific pedagogical competences, but those were acquired during their experience period.

 

Keywords: Accountancy Teaching. Pedagogic Competences. Pedagogical Formation.

Biografia do Autor

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Doutor em Literaturas de língua portuguesa, pela Unesp - Assis/SP

Professor do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

José Manoel da Costa, Unicesumar. Professor e coordenador

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Unopar.

Londrina

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Publicado

2017-02-17

Como Citar

PAGNAN, Celso Leopoldo; DA COSTA, José Manoel; DA SILVA, Samira Fayez Kfouri. Profissionais de Ciências Contábeis: Competências Pedagógicas para o Exercício da Docência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 362–369, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p362-369. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3993. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos