Abordagens de Ensino no Curso de Geografia

Autores

  • Ricardo Luiz de Bittencourt Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde; e Ciências Ambientais e Educação, SC, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6279-9346
  • Yasmine Moura da Cunha Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Educação, SC, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3119-7219
  • Katia Mara Batista Instituto Federal Catarinense, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p96-102

Resumo

O curso de Geografia busca a formação socioeducacional de um profissional crítico, que contribua para a construção da cidadania e enfrentamento das questões problemáticas da sociedade. Assim, são necessárias abordagens de ensino que permitam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao perfil ambicionado. O estudo das diversas abordagens do processo de ensino aprendizagem no curso de Licenciatura em Geografia pode fornecer uma perspectiva e estabelecer diretrizes à atuação dos docentes, considerando a individualidade de cada um. Para definir, por meio de pesquisa quali-quantitativa, as abordagens de ensino adotadas pelos professores no curso, o presente estudo se embasou no texto de Mizukami (1986) e constatou o pluralismo destas abordagens entre os sujeitos e em um mesmo sujeito, com predomínio das abordagens humanística e comportamentalista.

Palavras-chave: Abordagens de Ensino. Ensino Aprendizagem. Curso de Geografia - Licenciatura.

Abstract

Geography course aims at majoring critical professionals socially and educationally, contributing thus for the citizen construction tocope with problematic issues facing society. Teaching approaches that enable the development of abilities and necessary competencies for the desired profile of this professional are necessary. The study of several teaching process approaches in Geography – Teaching degree degree program can provide a perspective and develop guidelines to the Professors’ work considering their individuality. To define, through qualitative and quantitative research, teaching approaches adopted by Professors in the course, this study was based in the text Mizukami (1986) and found the pluralism of these approaches among the subjects and in the same subject, prevailing humanistic and behavioral approaches.

Keywords: Teaching Approaches. Teaching and Learning. Geography Program – Teaching Degree.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde; e Ciências Ambientais e Educação, SC, Brasil.

Graduado em Pedagogia.

Doutor em Educação - UFRGS

Yasmine Moura da Cunha, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Educação, SC, Brasil.

Doutoranda em Ciências Ambientais - UNESC

Katia Mara Batista, Instituto Federal Catarinense, SC, Brasil.

Doutoranda em Ciências Ambientais - UNESC

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; CUNHA, Yasmine Moura da; BATISTA, Katia Mara. Abordagens de Ensino no Curso de Geografia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 96–102, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p96-102. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3989. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos